skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O tabu da educação sexual: gênese e perpetuação dos preconceitos na infância

Garbarino, Mariana Inés

Cadernos PAGU, 2021 (63) [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Núcleo de Estudos de Gênero-PAGU

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O tabu da educação sexual: gênese e perpetuação dos preconceitos na infância
  • Autor: Garbarino, Mariana Inés
  • Assuntos: ANTHROPOLOGY ; Child development ; Childhood ; Children ; Cognitive development ; Desenvolvimento infantil ; Educação sexual ; Families & family life ; Gender differences ; Gender identity ; Gender stereotypes ; HUMANITIES, MULTIDISCIPLINARY ; Identidade de gênero ; Mass media effects ; Preconceitos ; Prejudice ; Psicogênese ; Sex education ; Sexual orientation ; Sexuality ; Sociocultural factors ; SOCIOLOGY ; Taboos ; Teachers
  • É parte de: Cadernos PAGU, 2021 (63)
  • Descrição: Resumo Durante duas décadas, o eixo “orientação sexual” fez parte do currículo escolar brasileiro como tema transversal. Não obstante, apesar da proliferação de pesquisas sobre esse tema, poucos são os estudos que mapeiem o atual papel dos contextos sociais (família, escola, mídia, etc) na perspectiva da psicogênese do conhecimento sexual. Nessa ótica, o presente artigo discorre acerca das condições de produção dos preconceitos sexistas na interface entre aspectos socioculturais e operadores conceituais da psicologia do desenvolvimento infantil. Tendo-se constatado que na literatura prevalecem as análises das representações de pais e professores, escolheu-se escutar as próprias crianças. O estudo visa mapear se as representações sobre identidade de gênero que foram detectadas em estudos empíricos realizados nas décadas de 1960 e 1980, nos Estados Unidos e na França, são também observadas no contexto atual brasileiro. Para isso, foram entrevistadas 80 crianças de 4 a 9 anos, indagando suas ideias acerca da diferença sexual e de gênero. Os resultados permitiram observar parcialmente alguns traços das pesquisas referenciadas, podendo-se inferir o movimento representativo de uma progressão que vai dos estereótipos de gênero à consideração da anatomia sexual. Em comparação ao protagonismo da família como educadora sexual, a escola foi pouco mencionada como transmissora do conhecimento, o que demonstra a necessidade de indagar os impactos da circulação do dito e não-dito sobre sexualidade nessa instituição. Concluiu-se salientando a fecundidade da análise dialética dos aspectos sociais e cognitivos do desenvolvimento no estudo dos preconceitos sexuais na infância. Abstract For two decades, “sexual orientation” was a transversal theme in the Brazilian school curriculum. Nevertheless, despite the proliferation of research on this topic, there are few studies that map the current role of social contexts (family, school, media, etc.) to consider the psychogenesis of sexual knowledge. In this light, this article discusses the conditions of the production of sexist prejudices at the interface between socio-cultural aspects and conceptual operators of the psychology of child development. Having found that the analysis of parents and teachers’ representations is predominant in the literature, we chose to listen to the children themselves. The study sought to determine whether representations about gender identity that were detected in empirical studies from the 1960s and 1980s in the United States and France are also observed in the current Brazilian context. To do so, 80 children, from 4 to 9 years old were interviewed apropos their ideas concerning sexual and gender difference. The results allowed partially observing some traits identified in the studies examined, and a movement can be inferred that represents a progression from gender stereotypes to the consideration of sexual anatomy. In comparison to the role of the family as a sex educator, the school was little mentioned as a transmitter of knowledge, which demonstrates the need to investigate the impacts of the circulation of the said and unsaid about sexuality in this institution. The conclusion emphasizes the fruitfulness of the dialectical analysis of social and cognitive aspects of development in the study of sexual prejudices in childhood.
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Núcleo de Estudos de Gênero-PAGU
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.