skip to main content

Miradas poéticas sobre la sociedad de consumo: Roberto Santoro y Décio Pignatari

Catalano, María Agustina

Estudos de literatura brasileira contemporânea, 2020 (59) [Periódico revisado por pares]

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea; Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Miradas poéticas sobre la sociedad de consumo: Roberto Santoro y Décio Pignatari
  • Autor: Catalano, María Agustina
  • Assuntos: consume ; consumo ; cultura ; culture ; LITERATURE ; poesia ; poesía ; poetry ; vanguard ; vanguarda ; vanguardia
  • É parte de: Estudos de literatura brasileira contemporânea, 2020 (59)
  • Descrição: Resumen Este artículo se propone analizar diferentes usos poéticos de objetos de consumo, en particular de la famosa bebida Coca-Cola. Tomaremos como punto de partida “beba coca-cola” (1958) de Décio Pignatari y “saciedad del consumo” y “tome coca cola” (1975) de Roberto Santoro, aunque el corpus sea más vasto y se extienda hasta el presente. Nos interesa pensar cómo se resignifican la cultura de masas y la ideología antiimperialista (tan presente durante el periodo latinoamericano 60 -70), y la relación entre palabra escrita, oralidad e imagen, poniendo atención a las divergencias y continuidades posibles entre Argentina y Brasil. Resumo Este artigo propõe analisar diferentes usos poéticos de objetos de consumo, em particular a famosa bebida Coca-Cola. Nosso ponto de partida é “beba coca-cola”, de Décio Pignatari (1958), e “saciedad del consumo” e “tome coca cola”, de Roberto Santoro (1975), embora o corpus seja mais amplo e possa se estender até o presente. Queremos pensar como são ressignificadas a cultura de massas e a ideologia anti-imperialista (muito presente durante o período latino-americano dos anos 60-70), e a relação entre palavra escrita, oralidade e imagem, focando nas possíveis divergências e continuidades entre Argentina e Brasil. Abstract This article aims to analyze different poetic uses of consumer objects, in particular the famous Coca-Cola drink. We will take as a starting point “beba coca-cola” (1958) by Décio Pignatari and “saciedad del consumo” and "tome coca cola" (1975) by Roberto Santoro, although the corpus is broader and it extends to the present. We are interested in thinking about how mass culture and the anti-imperialist ideology (present during those years in Latinoamérica) are resignified, and the relationship between written word, orality and image, paying attention to the divergences and possible continuities between Argentina and Brazil.
  • Editor: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea; Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB)
  • Idioma: Espanhol;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.