skip to main content

Identificação de oportunidades de melhoria de desempenho ambiental em processo de produção de materiais cerâmicos via aplicação da técnica de avaliação de ciclo de vida (ACV)

Kulay, Luiz ; Hansen, Adriana Petrella ; Seo, Emilia Satoshi Miyamaru

Revista produção online, 2010-11, Vol.10 (4), p.912-936 [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, Revista Produção Online

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Identificação de oportunidades de melhoria de desempenho ambiental em processo de produção de materiais cerâmicos via aplicação da técnica de avaliação de ciclo de vida (ACV)
  • Autor: Kulay, Luiz ; Hansen, Adriana Petrella ; Seo, Emilia Satoshi Miyamaru
  • Assuntos: Avaliação do Ciclo de Vida ; Ceramics ; Ceramics industry ; Construção Civil ; Environmental impact ; Environmental management ; Perfil Ambiental ; Porcelanato Esmaltado ; Product life cycle ; Setor Cerâmico
  • É parte de: Revista produção online, 2010-11, Vol.10 (4), p.912-936
  • Descrição: O segmento de construção civil é considerado – dentre as ações antrópicas – como de grande importância em termos de socioeconômicos para a sociedade moderna. Por outro lado, esse ramo de atividade se consagra também por proporcionar, quase que na mesma escala de magnitude, significativos impactos sobre o meio ambiente, tanto em termos de consumo de recursos como de geração de rejeitos. Nesse contexto, o presente estudo se propõe a elaborar o perfil ambiental do processo de fabricação de cerâmica de revestimento via úmida, especificamente de porcelanatos, a fim de permitir a proposição de técnicas de engenharia e de gestão ambiental que resultem na redução dos impactos ambientais correspondentes ao mesmo. Tais objetivos foram alcançados a partir da aplicação de uma ferramenta de gestão ambiental de amplitude sistêmica e foco sobre a função denominada Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Os impactos ambientais mais significativos consistem dos potencias de aquecimento global e da toxicidade humana. Verificou-se que tais impactos ambientais decorrem do consumo de gás natural e do transporte utilizado para a locomoção das matérias-primas. O desenvolvimento de medidas que tornem mais eficiente à geração de ar, que reduzam a perda de material no processo, que aperfeiçoem os parâmetros operacionais, ou que visem à substituição do combustível para fontes mais limpas, bem como a revisão do transporte de insumos são ações de redução com potencial para melhorar o perfil ambiental analisado.
  • Editor: Florianopolis: Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, Revista Produção Online
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.