skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza

Pena, Alexandra Coelho

Educação & Formação (Fortaleza), 2017-01, Vol.2 (4), p.72-86 [Periódico revisado por pares]

Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
  • Autor: Pena, Alexandra Coelho
  • Assuntos: Formação ; Inteireza ; Memória ; Narrativas
  • É parte de: Educação & Formação (Fortaleza), 2017-01, Vol.2 (4), p.72-86
  • Descrição: O presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo.
  • Editor: Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.