skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Ensino Superior e a disciplina de Bases Matemáticas: possibilidades via o Ensino Híbrido

Graziela Carrazzoni dos Santos ; Patrícia Pujol Goulart Carpes

Remat (Bento Gonçalves), 2022-12, Vol.8 (2) [Periódico revisado por pares]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Ensino Superior e a disciplina de Bases Matemáticas: possibilidades via o Ensino Híbrido
  • Autor: Graziela Carrazzoni dos Santos ; Patrícia Pujol Goulart Carpes
  • Assuntos: Ensino Híbrido ; Ensino Superior ; Matemática
  • É parte de: Remat (Bento Gonçalves), 2022-12, Vol.8 (2)
  • Descrição: O Ensino Híbrido se apresenta como uma proposta de metodologia de ensino que fazendo uso da personalização, busca potencializar as capacidades dos estudantes, bem como tentar suprir as necessidades destes. O presente trabalho visa apresentar e analisar atividades que envolvam o Ensino Híbrido no estudo de funções elementares e matrizes no Ensino Superior. Para tal, elaborou-se seis momentos durante o segundo semestre de 2019, em uma turma de Bases Matemáticas, sendo tarefas via Moodle institucional com questões contextualizadas, sala de aula invertida, rotação por estações e uso de plataformas que se estruturam na gamificação. Considera-se possível e viável a implementação do Ensino Híbrido no componente, todavia entende-se que a abordagem pedagógica deve ser implementada gradativamente até se alcançar uma maturidade e autonomia por parte dos discentes, bem como o professor deve apresentar a postura de orientador e mediador deste processo, buscando mobilizar competências a partir de um objeto de conhecimento.
  • Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.