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COMPARAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA ENTRE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE PORTO ALEGRE-RS

Marques, Priscila Antunes ; Silva, Juliana Oliveira Da ; Soares, Carlos Felipe Britz Dias ; Reis, João Vitor ; Moreira, Sandro Estácio Paulo ; Aimi, Gabriel Alves ; Voser, Rogério Da Cunha

Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício, 2021-01, Vol.15 (95), p.22-28

Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercicio. IBPEFEX

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  • Título:
    COMPARAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA ENTRE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE PORTO ALEGRE-RS
  • Autor: Marques, Priscila Antunes ; Silva, Juliana Oliveira Da ; Soares, Carlos Felipe Britz Dias ; Reis, João Vitor ; Moreira, Sandro Estácio Paulo ; Aimi, Gabriel Alves ; Voser, Rogério Da Cunha
  • Assuntos: adolescentes ; aptidão física ; saúde
  • É parte de: Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício, 2021-01, Vol.15 (95), p.22-28
  • Descrição: A realidade dos escolares atualmente é preocupante, o aumento do sedentarismo e da inatividade física tornou-se problema de saúde pública. Esse quadro tem contribuído para o desenvolvimento de doenças metabólicas precoces. O objetivo deste estudo foi comparar a aptidão física para saúde entre escolares da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre-RS. A amostra foi constituída por 75 estudantes, 37 de escola pública e 38 de escola privada, de forma voluntária e não aleatória. As variáveis do estudo foram avaliadas seguindo as orientações do Manual de testes e avaliações do Projeto Esporte Brasil (PROESP, 2016) que constam: peso e estatura para obtenção do índice de massa corporal (IMC), aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade e resistência abdominal. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, apresentando valores em média, desvio padrão e percentuais. Para comparações entre os grupos distintos utilizouse o teste t para amostras independentes. O nível de significância para todos os testes foi de 5%. Resultados: A escola privada obteve médias superiores para todas as variáveis analisadas. As meninas de ambas as escolas apresentam médias superiores aos meninos no teste de flexibilidade, e os meninos destacam-se na resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória. Conclusão: A escola privada apresenta médias superiores, porém, ambas as escolas apresentaram percentual de zona de risco mais alto que zona saudável para aptidão cardiorrespiratória, o que ressalta a importância do professor de educação física e das escolas em incentivar a prática de atividade física. Palavras-chave: Aptidão física. Escola. Saúde. Adolescentes. Phisycal fitness comparation between public and private schools children from Porto Alegre-RS The reality of schoolchildren in the present day is worrying; the increase of a sedentary lifestyle and physical inactivity has become a public health problem. This situation has contributed to the development of early metabolic diseases. The objective of this study was to compare the physical aptitude for health between schoolchildren of a public and a private school from the city of Porto Alegre-RS. The sample consisted of 75 students, 37 of a public school and 38 of a private school, on a voluntary and non-random basis. The variables of the study were evaluated according to the guidelines of the Manual of Tests and Evaluations of the Brazilian Sport Project (PROESP, 2016), which include: weight and height to obtain body mass index (BMI), cardiorespiratory aptitude, flexibility, and abdominal resistance. Descriptive statistics were used to analyze the data, presenting values on average, standard deviation, and percentages. For comparisons between the distinct groups, the t test was used for independent samples. The significance level for all tests was 5%. Results: The private school obtained higher averages for all variables analyzed. Girls from both schools present a higher average than boys on the flexibility test, and boys stand out in abdominal resistance and cardiorespiratory aptitude. Conclusion: The private school has higher averages. However, both schools presented a higher percentage of risk zone than healthy zone for cardiorespiratory aptitude, which emphasizes the importance of the physical education teacher and also of the schools in encouraging the practice of physical activity. Key words: Physical aptitude. School. Health. Adolescents.
  • Editor: Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercicio. IBPEFEX
  • Idioma: Português

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