skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Quando professores que ensinam matemática estão em atividades de pesquisa

Sousa, Maria do Carmo de

Ciencia & Educação, 2014-12, Vol.20 (4), p.917-935 [Periódico revisado por pares]

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Quando professores que ensinam matemática estão em atividades de pesquisa
  • Autor: Sousa, Maria do Carmo de
  • Assuntos: Atividade de pesquisa ; Desenvolvimento profissional ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Ensino de matemática ; Ensino Superior ; Formação de professores ; graduação ; Higher education ; Mathematics teaching ; Post graduation ; Professional development ; Pós ; Pós-graduação ; Research activity ; Teacher formation
  • É parte de: Ciencia & Educação, 2014-12, Vol.20 (4), p.917-935
  • Descrição: A partir de investigação de cunho participante e longitudinal envolvendo licenciandos e professores que ensinam matemática na Educação Básica, tem-se como objetivo, neste artigo, apresentar alguns conhecimentos sobre o ensino de matemática que estão sendo explicitados nas pesquisas dos professores produzidas nos âmbitos do Mestrado (Profissional e Acadêmico) e do Observatório da Educação, as quais se fundamentam na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). São consideradas sistemáticas e intencionais , conforme apontam os estudos de Cochran-Smith e Lytle, uma vez que consideram a dinâmica fluente das aulas de matemática, bem como, as particularidades e singularidades das salas de aula. São intencionais porque os professores, estudam, planejam ações e elaboram produtos educacionais que pretendem intervir, positivamente, nos processos de ensino e de aprendizagem de suas turmas. São sistemáticas porque sistematizam, de forma acadêmica, as intervenções que ocorrem nas aulas de matemática.
  • Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.