skip to main content

The use of assistive technology in the daily activities of children with disabilities/A utilizacao de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de criancas com deficiencia

Varela, Renata Cristina Bertolozzi ; Oliver, Fatima Correa

Ciência & saude coletiva, 2013-06, Vol.18 (6), p.1773 [Periódico revisado por pares]

Associacao Brasileira de Pos-Graduacao em Saude Coletiva - ABRASCO

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    The use of assistive technology in the daily activities of children with disabilities/A utilizacao de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de criancas com deficiencia
  • Autor: Varela, Renata Cristina Bertolozzi ; Oliver, Fatima Correa
  • Assuntos: Actividades de la vida diaria ; Aspectos sociales ; Investigacion medica ; Medicina experimental ; Ninos impedidos ; Politica medica ; Salud del nino ; Tecnicas de autoayuda
  • É parte de: Ciência & saude coletiva, 2013-06, Vol.18 (6), p.1773
  • Descrição: The scope of this study is to understand the use of assistive technology in the everyday life of children with disabilities, based on the concept of everyday life as a space for expression of particularity and generality of individuals. It was developed from documentary research of medical records, application of a form, observation of daily activities of children and their families and semi structured interviews. Five children were studied, representatives in age, sex, diagnosis and use of technological resources, who were attended in primary healthcare units in Sao Paulo. The resources are used in homes, schools and other environments and their use is influenced by family and social relations and by the possibility of accessing products and services. It was established that the everyday activities and the use of resources are organized according to the time, space, ways in which children and, mainly, their caregivers act, showing the presence of pragmatism, economy and spontaneity typical of everyday life. The results revealed elements that can guide the practice of professionals working with assistive technology and can contribute to enable the appraisal of providing equipment in the Unified Health System. Key words Self-help devices, Daily activities, Children with disabilities, Social inclusion, Public health polices Este estudo visa compreender a utilizacao por criancas com deficiencia de tecnologia assistiva na vida cotidiana, considerando esta como espaco de expressao da particularidade e da genericidade dos individuos. Foi desenvolvido com pesquisa documental de prontuarios, aplicacao de formulario, observacao de atividades cotidianas das criancas e suas familias e entrevista semiestruturada. Foram estudadas cinco criancas, representativas em idade, sexo, diagnostico e uso de tecnologia assistiva, atendidas em servico de atencao basica em saude do Municipio de Sao Paulo. Os recursos sao empregados nos domicilios, escolas e outros ambientes e seu uso e influenciado pelas relacoes familiares e sociais e pela possibilidade de acesso a bens e servicos. Verificou-se que as atividades cotidianas e o uso dos recursos se organizam em funcao do tempo, dos espacos, dos modos de agir da crianca e, principalmente, de seus cuidadores, evidenciando a presenca do pragmatismo, economicismo e espontaneidade tipicos da vida cotidiana. Os resultados levantaram elementos que podem orientar a pratica de profissionais no trabalho com tecnologia assistiva e contribuir para as avaliacoes sobre a concessao de equipamentos no Sistema Unico de Saude. Palavras-chave Equipamentos de autoajuda, Atividades cotidianas, Criancas com deficiencia, Inclusao social, Politicas publicas de saude, Terapia ocupacional
  • Editor: Associacao Brasileira de Pos-Graduacao em Saude Coletiva - ABRASCO
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.