skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Reflexoes de uma professora de sociologia antes de entrar em sala de aula

Emerique, Raquel Balmant

Interseções : revista de estudos interdisciplinares, 2012-06, Vol.14 (1), p.208 [Periódico revisado por pares]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Reflexoes de uma professora de sociologia antes de entrar em sala de aula
  • Autor: Emerique, Raquel Balmant
  • Assuntos: Analysis ; Democratization ; High schools
  • É parte de: Interseções : revista de estudos interdisciplinares, 2012-06, Vol.14 (1), p.208
  • Descrição: This paper presents considerations that guided the development of a sociology course, as part of a program still in its production phase which focuses on democratiang access to higher education. These thoughts are set in the backdrop of high school reform and articulated wth issues such as educational inequality, quality of high school education and democratization towards the final stage of elementary school. According to these considerations, I suggest an interpretation of Ministry of Education official documents and the possibility of reintroduction of social sciences teaching in Braalian schools. Finally, I discuss aspects of the interdisciplinary approach to sociology teaching proposed through a curriculum reform and leave some inciting remarks about the cultural role of social sciences in school and in the lives of students. Keywords Sociology teaching. School reform. High School National Exam/ENEM. O presente artigo aborda as reflexoes que orientaram a elaboracao do curso de sociologia no ambito de um programa, em fase de producao, voltado para a democratizacao do acesso ao ensino superior. elas estao ambientadas no cenario da reforma do ensino medio e articuladas com as questoes das desigualdades educacionais, da qualidade do ensino medio e da democratizacao da fase final da educacao basica. Proponho com essas reflexoes uma interpretacao dos documentos oficiais do Ministerio da Educacao e uma hipotese sobre a reintroducao do ensino das ciencias sociais na escola media brasileira. Eiti notas conclusivas, abordo aspectos da interdisciplinaridade proposta pela reforma curricular relacionados ao ensino da sociologia escolar e deixo algumas provocacoes sobre o papel cultural das ciencias sociais na escola e na vida dos alunos. Palavras-chave Ensino de sociologa. Reforma do Ensino Medio. Exame Nacional do Ensino Medio/Enem.
  • Editor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.