skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Adolescents, television and science: an exploratory study from brazilian advertising/ /Adolescentes, televisao e ciencia: um estudo exploratorio a partir da publicidade brasileira/Adolescentes, television y ciencia: un estudio exploratorio a partir de la publicidade brasilena

de Carvalho, Vanessa Brasil ; Massarani, Luisa

Revista FAMECOS, 2020-01, Vol.27 [Periódico revisado por pares]

Editora da PUCRS

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Adolescents, television and science: an exploratory study from brazilian advertising/ /Adolescentes, televisao e ciencia: um estudo exploratorio a partir da publicidade brasileira/Adolescentes, television y ciencia: un estudio exploratorio a partir de la publicidade brasilena
  • Autor: de Carvalho, Vanessa Brasil ; Massarani, Luisa
  • É parte de: Revista FAMECOS, 2020-01, Vol.27
  • Descrição: This paper shows a qualitative analysis at the intersection between scientific communication and communication, bringing reflections of Brazilian teenagers' public perception of science generated by television advertising. Through interviews, we seek to understand how these young people understand and relate to the scientific content present in these kind of advertising that, so recurrently, make use of such content as a purchase motivator. The interviewees were very critical on television advertising, showing that they construct several meanings from it. Although the results are not conclusive or exhaustive, due to the qualitative nature of this research, we realize that it's possible that the perception of the young people about Science can be linked to the approach of these subjects in advertisements. Keywords: Public understanding of Science. Teenagers. Advertising Este artigo apresenta uma analise qualitativa na interseccao entre os campos da divulgacao cientifica e comunicacao, trazendo reflexoes sobre a percepcao publica da ciencia de adolescentes brasileiros identificada a partir de publicidades televisivas. Por meio de entrevistas, buscamos entender de que forma esses jovens entendem e se relacionam com os conteudos cientificos presentes nessas programacoes televisivas que, tao recorrentemente, fazem uso de tais conteudos como um recurso motivador de compra. Os entrevistados se mostraram bastante criticos a programacao televisiva, evidenciando que constroem diversos sentidos a partir dela. Embora os resultados nao sejam conclusivos ou exaustivos, em virtude do carater qualitativo desta pesquisa, percebemos que e possivel que a percepcao dos jovens sobre o conceito de ciencia possa estar ligada a abordagem desses assuntos em publicidades. Palavras chaves: Percepcao publica da ciencia. Adolescentes. Publicidades. Este articulo presenta un analisis cualitativo en la interseccion entre los campos de la divulgacion cientifica y comunicacion, trayendo reflexiones sobre la percepcion publica de la ciencia de adolescentes brasilenos identificada a partir de publicidades televisivas. Por medio de entrevistas, buscamos entender de que forma esos jovenes entienden y se relacionan con los contenidos cientificos presentes en esas programaciones televisivas que, tan recurrentemente, hacen uso de tales contenidos como un recurso motivador de compra. Los entrevistados se mostraron bastantes criticos a la programacion televisiva, evidenciando que construyen diversos sentidos a partir de ella. Aunque los resultados no son concluyentes o exhaustivos, en virtud del caracter cualitativo de esta investigacion, percibimos que es posible que la percepcion de los jovenes sobre el concepto de ciencia pueda estar ligada al abordaje de esos asuntos en las publicidades. Palabras claves: Percepcion publica de la ciencia. Adolescentes. Publicidad.
  • Editor: Editora da PUCRS
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.