skip to main content

Pasolini's tragic chorus/O coro tragico de Pasolini

Duarte, Bruno C

Alea : estudos neolatinos, 2014-07, Vol.16 (2), p.317 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras (UFRJ)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Pasolini's tragic chorus/O coro tragico de Pasolini
  • Autor: Duarte, Bruno C
  • É parte de: Alea : estudos neolatinos, 2014-07, Vol.16 (2), p.317
  • Descrição: During the second half of the 1960s, among such works as King Oedipus (1967) and Medea (1969), Pasolini planned to direct a film-poem "about the Third World". From this "sort of documentary, an essay", in his own words, several fragments have remained on film. Among them are the Notes towards an African Oresteia (196869), an effort to transpose Aeschylus' work onto post-colonial modern Africa--and therefore to arrive at the projection and displacement of tragic form and myth onto an extraneous space and time that intrinsically tend to resist it. In the context of this project, Pasolini's ambition to revive and relocate the ancient Greek chorus in several "real, realistic, daily situations" of 20th century Africa remains especially relevant not only to reassess the essentially paradoxical figure of a modern tragic chorus, but also to reconsider the construction of dramatic space as well as the concept of representation in general. Keywords: Ancient/Modern, Tragic Chorus, Greek Tragedy, Oresteia, Cinema. Na segunda metade da decada de 60, entre obras como Edipo Rei (1967) e Medeia (1969), Pasolini projetou realizar um filme-poema "sobre o Terceiro Mundo". Dessa "especie de documentario, um ensaio", nas suas proprias palavras, foram preservados varios fragmentos em pelicula. Entre eles estao as Notas para uma Oresteia africana (1968-69), uma tentativa de transposicao da obra de Esquilo na Africa moderna pos-colonial--e de chegar assim a projecao e deslocacao da forma e do mito tragicos num espaco e num tempo extraneos que lhe resistem por inerencia. No contexto deste projeto, a ambicao de Pasolini de ressuscitar e ressituar o coro grego antigo "nas suas situacoes reais, realisticas, quotidianas" da Africa do seculo XX mostra ser especialmente relevante nao apenas para reavaliar a figura--essencialmente paradoxal--de um coro tragico moderno, mas tambem para reconsiderar a construcao do espaco dramatico, assim como o conceito de representacao em geral. Palavras-chave: Antigo/Moderno, Coro tragico, Tragedia grega, Oresteia, Cinema. Pendant la deuxieme moitie des annees 60, parmi des oeuvres comme Oedipe-Roi (1967) et Medee (1969), Pasolini eut le projet de realiser un film-poeme "sur le tiers-monde". De cette "espece de documentaire, un essai", dans ses propres mots, plusieurs fragments ont ete preserves, parmi lesquels les Notes pour une Orestie africaine (1968-69), une tentative de transposition de l'oeuvre d'Eschyle dans l'Afrique moderne post-coloniale --et d'arriver ainsi a la projection et au deplacement de la forme et du mythe tragiques dans un espace et un temps etrangers qui lui resistent intrinsequement. Dans ce contexte, l'ambition de Pasolini de faire revivre et de re-situer le choeur grec ancien dans les "situations reelles, realistes, quotidiennes" de l'Afrique du XXeme siecle s'avere etre particulierement importante non seulement pour considerer encore la figure--essentiellement paradoxale--d'un choeur tragique moderne, mais aussi pour repenser la construction de l'espace dramatique ainsi que le concept de representation en general. Mots-cles: Ancien/Moderne, Choeur tragique, Tragedie grecque, Orestie, Cinema.
  • Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras (UFRJ)
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.