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HOW MARKETING CAPABILITIES INFLUENCE THE CHOICE OF THE ENTRY MODES INTO FOREIGN MARKETS AND HOST COUNTRY SELECTION/COMO AS CAPACIDADES DE MARKETING DETERMINAM A ESCOLHA DOS MODOS DE ENTRADA NO ESTRANGEIRO E A SELECAO DOS PAISES DE DESTINO/COMO LAS CAPACIDADES DE MARKETING DETERMINAN LA ELECCION DE MODOS DE ENTRADA EN EL EXTRANJERO Y LA SELECCION DE PAISES DE DESTINO

Costa, Thiago Chiorino ; Ferreira, Manuel Portugal ; da Cunha, Julio Araujo Carneiro ; Pinto, Claudia Frias

Internext, 2020-01, Vol.15 (1), p.53

Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

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  • Título:
    HOW MARKETING CAPABILITIES INFLUENCE THE CHOICE OF THE ENTRY MODES INTO FOREIGN MARKETS AND HOST COUNTRY SELECTION/COMO AS CAPACIDADES DE MARKETING DETERMINAM A ESCOLHA DOS MODOS DE ENTRADA NO ESTRANGEIRO E A SELECAO DOS PAISES DE DESTINO/COMO LAS CAPACIDADES DE MARKETING DETERMINAN LA ELECCION DE MODOS DE ENTRADA EN EL EXTRANJERO Y LA SELECCION DE PAISES DE DESTINO
  • Autor: Costa, Thiago Chiorino ; Ferreira, Manuel Portugal ; da Cunha, Julio Araujo Carneiro ; Pinto, Claudia Frias
  • Assuntos: Globalization ; Marketing
  • É parte de: Internext, 2020-01, Vol.15 (1), p.53
  • Descrição: Goal: In this paper we analyze, conceptually, the influence of marketing capabilities as antecedents of two core decisions for the internationalization of firms: foreign entry mode and host market selection. Method: We utilize the typology of four types of marketing capabilities specialized, multifunctional, architectural and dynamic--to observe how they may differently induce different choices regarding foreign host markets (location) and foreign entry modes. Main Results--We propose that higher order marketing capabilities induce internationalization to more developed markets and using entry modes that ensure greater control and commitment of resources and, conversely, that lower order marketing capabilities lead to the choice of similarly or less developed markets using entry modes that favor lower control and less commitment of resources. Relevance / Originality: Our work explores a possible relationship between companies' marketing capabilities and their influence on the choice of mode of entry into foreign markets and the selection of the destination country. Theoretical contributions: We thus complement extant research on the role of capabilities in the internationalization of firms, specifically delving into the capabilities that are closer to the market, in contrast to studies on technological knowledge-based competencies or innovation, operational or capabilities based on the ability to arbitrage across markets. Key words Marketing capabilities, Entry modes, Foreign market selection Objetivo: Neste artigo analisamos, conceitualmente, a influencia das capacidades de marketing como antecedentes de duas decisoes basilares na internacionalizacao das empresas: a selecao do modo de entrada no estrangeiro e do pais de destino. Metodo: Utilizamos a tipologia com quatro tipos de capacidades de marketing especializadas, multifuncionais, arquiteturais e dinamicas--para observar como podem, de modos diferenciados, conduzir a diferentes escolhas de paises de destino (localizacao) e modos de entrada. Principais resultados: Propomos que capacidades de marketing de nivel mais alto induzem a internacionalizacao para paises mais desenvolvidos e usando modos de entrada de maior controle e comprometimento de recursos, e em contraste, capacidades de nivel mais baixo a escolha de mercados de desenvolvimento identico ou inferior e a modos de entrada de menor controle e comprometimento de recursos. Relevancia/originalidade--O nosso trabalho explora uma possivel relacao das capacidades de marketing detidas pelas empresas e sua influencia quanto a escolha do modo de entrada em mercados externos e quanto a selecao do pais de destino. Contribuicoes teoricas: Necessario Complementamos a literatura existente sobre o papel das capacidades na internacionalizacao das empresas, especificamente observando as capacidades de marketing que se revelam mais proximas do mercado, em contraste com pesquisa sobre competencias baseadas em conhecimento tecnologico ou inovacao, operacionais ou capacidades de fazer arbitragem entre mercados. Palavras-chaves: Capacidades de marketing Modos de entrada Selecao dos mercados Objetivo: en este documento analizamos conceptualmente la influencia de las capacidades de marketing como antecedentes de dos decisiones fundamentales en la internacionalizacion de las empresas: la seleccion del modo de entrada en el extranjero y el pais de destino. Metodo: Utilizamos la tipologia con cuatro tipos de capacidades de marketing: especializadas, multifuncionales, arquitectonicas y dinamicas, para ver como pueden, de diferentes maneras, conducir a diferentes opciones de paises de destino (ubicacion) y modos de entrada. Resultados clave: Proponemos que las capacidades de marketing de alto nivel induzcan la internacionalizacion a los paises mas desarrollados y que utilicen modos de mayor control de entrada y compromiso de recursos, y en contraste, las capacidades de menor nivel que elijan mercados de desarrollo identicos o inferiores. y modos de entrada con menos control y compromiso de recursos. Relevancia / Originalidad: nuestro trabajo explora una posible relacion entre las capacidades de marketing de las empresas y su influencia en la eleccion del modo de entrada a los mercados extranjeros y la seleccion del pais de destino. Contribuicoes teoricas/metodologicas: Necessario Indicar as principais implicacoes teoricas e/ou metodologicas que foram alcancadas por meio dos achados do estudo realizado. Contribuciones teoricas: Complementamos la literatura existente sobre el papel de las capacidades en la internacionalizacion de las empresas, especificamente al observar las capacidades de marketing mas cercanas al mercado, en contraste con la investigacion en competencias basadas en tecnologia o innovacion, habilidades operativas o de habilidades de arbitraje entre mercados. Palabras-clave: Capacidades de marketing Modos de entrada Seleccion de mercado
  • Editor: Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Idioma: Espanhol

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