skip to main content

ORIENTAÇÃO DO MOVIMENTO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO DAS EXPRESSÕES: PERCEÇÕES DE PROFESSORES EM PORTUGAL

Freitas, André ; Mouraz, Ana ; Pereira, Fátima

Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2017-10, Vol.23 (4), p.1435 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ORIENTAÇÃO DO MOVIMENTO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO DAS EXPRESSÕES: PERCEÇÕES DE PROFESSORES EM PORTUGAL
  • Autor: Freitas, André ; Mouraz, Ana ; Pereira, Fátima
  • Assuntos: Curricula ; Education ; Learning ; Students
  • É parte de: Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2017-10, Vol.23 (4), p.1435
  • Descrição: O desenvolvimento cognitivo, pessoal e social da criança é a finalidade que a educação básica em Portugal pretende atingir, a organizar curricularmente os saberes que permitirão às crianças experienciar diferentes cenários e conteúdos, estimulando suas aprendizagens. A educação das expressões artísticas e físico-motoras contribui de forma essencial para esse desenvolvimento integral. Assim, são reconfiguradas as dinâmicas pedagógicas, o que, consequentemente, especifica os movimentos do corpo de alunos. Os professores do ensino básico são, inevitavelmente, promotores dessas experiências. Este artigo apresenta um estudo que procurou identificar e caracterizar o modo como professores planejam e colocam em ação a educação artística e a Educação Física, desenvolvendo o conceito de educação das expressões, em que movimento é entendido como principal meio de comunicação das expressões. Recorreu-se a uma metodologia mista. Os resultados evidenciam uma estreita relação entre as condições organizacionais e os modos como os professores desenvolvem a criatividade e a motricidade das crianças. 
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.