skip to main content

Eleitor e comunicação eleitoral em Porto Alegre: da ideologia partidária à eficiência midiática

Mendonça, Carla ; Duarte, Jéssica

Revista FAMECOS, 2019-12, Vol.26 (3), p.32791-32 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: EDIPUCRS

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Eleitor e comunicação eleitoral em Porto Alegre: da ideologia partidária à eficiência midiática
  • Autor: Mendonça, Carla ; Duarte, Jéssica
  • Assuntos: Ballots ; Candidates ; Coalitions ; Communication ; Election results ; Elections ; Electoral reform ; Local elections ; Marketing ; Mass media ; Political parties ; Studies ; Voter behavior
  • É parte de: Revista FAMECOS, 2019-12, Vol.26 (3), p.32791-32
  • Descrição: Este artigo apresenta uma análise das eleições municipais de 2008, 2012 e 2016 em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, a partir da construção de um quadro comparativo entre o comportamento dos eleitores e as estratégias de comunicação das coligações. São analisadas características históricas do eleitorado, resultados eleitorais e estratégias de comunicação eleitoral, e, finalmente, são comparados os dados dos candidatos vitoriosos nos três pleitos. Busca-se identificar os modelos mais bem-sucedidos de comunicação eleitoral nesses pleitos e se há padrão histórico de comunicação eleitoral que leve os candidatos ao poder ou se novas estratégias vêm sendo agregadas aos processos. Identificamos a repetição de temas, abordagens e uso de mídias nos dois primeiros pleitos, com inflexão na última eleição, a de 2016.
  • Editor: Porto Alegre: EDIPUCRS
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.