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Tecnologias digitais de comunicação e ensino superior: contribuições da teoria da atividade em processos de ensino-aprendizagem

Neto, Mariano Castro

Revista lusófona de educação, 2020, Vol.49 (49), p.81-95

Lisbon: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Instituto de Ciências da Educação (ICE)

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  • Título:
    Tecnologias digitais de comunicação e ensino superior: contribuições da teoria da atividade em processos de ensino-aprendizagem
  • Autor: Neto, Mariano Castro
  • Assuntos: Distance learning ; Educational technology ; Higher education ; Learning ; Teaching
  • É parte de: Revista lusófona de educação, 2020, Vol.49 (49), p.81-95
  • Descrição: Apresentam-se neste artigo contribuições da Teoria da Atividade (TA) aos processos ensino-aprendizagem realizados com apoio de Tecnologias Digitais de Comunicação. A empiria se realizou no Componente Curricular: Educação Cultura e Mídia do curso Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de ensino a distância, ofertado pelo Centro de Educação da UFPB. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória comparativa, cuja empiria se constituiu a partir de atividades realizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle. Os sujeitos foram alunos e professores do referido curso, que, durante seis semestres dos anos de 2016, 2017 e 2018, responderam o questionário disponibilizado no AVA, com questões abertas e fechadas. Destes, foram selecionados os questionários com maior número de questões respondidas. Os dados mostram que processos ensino-aprendizagem, no contexto do Ensino Superior, com apoio de tecnologias digitais de comunicação, baseados nos fundamentos da TA, pressupõem uma transformação qualitativa do processo e não apenas uma transposição de métodos de aprendizagem, inicialmente concebidos para um ensino centrado no professor, didaticamente expositivo, e que reduz a dimensão avaliativa do processo ensino-aprendizagem à mera realização de exercícios e à aplicação de conhecimentos. Como continuidade deste estudo, procurar-se-á, à luz dos fundamentos teóricos da TA, reavaliar os instrumentos, as estratégias e categorias de análises utilizadas.
  • Editor: Lisbon: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Instituto de Ciências da Educação (ICE)
  • Idioma: Inglês;Português

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