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Aprendizagem Cooperativa: uma proposta metodológica no ensino da administração na Educação Profissional e Tecnológica

Vidal, Francisco Antonio Barbosa ; Pereira, Raquel da Silva ; Ximenes, Rachel Lima Serra ; De Lima, José Aureliano Arruda Ximenes

GeSec : Revista de Gestão e Secretariado, 2023-05, Vol.14 (5), p.7943-7959 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo

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  • Título:
    Aprendizagem Cooperativa: uma proposta metodológica no ensino da administração na Educação Profissional e Tecnológica
  • Autor: Vidal, Francisco Antonio Barbosa ; Pereira, Raquel da Silva ; Ximenes, Rachel Lima Serra ; De Lima, José Aureliano Arruda Ximenes
  • Assuntos: Cooperative learning ; Pedagogy
  • É parte de: GeSec : Revista de Gestão e Secretariado, 2023-05, Vol.14 (5), p.7943-7959
  • Descrição: A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil, através da Lei 11.892, de 29/12/2008, faz emergir um debate crítico-dialético no âmbito das macropolíticas educacionais voltadas para os alunos do IFCE em relação às questões dos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa objetivou propor modelagem de ensino balizado em plano de aula lastreado pelos preceitos da Aprendizagem Cooperativa no âmbito do projeto pedagógico de ensino de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas. A vertente teórica permitiu um percurso formativo, cujo método estruturante organiza o coletivo de alunos de uma turma em células de estudo e pesquisa, com papéis de mediação intersubjetiva. A pesquisa é de abordagem qualitativa e classifica-se como experimental. A culminância epistêmica da presente pesquisa se deu por meio do delineamento de uma planificação de aula de uma disciplina ministrada em um curso de Pós-Graduação latu senso, na área da Administração, cujo percurso e método podem ser replicados em outros cursos e instituições. Nos resultados e discussões do trabalho, constatou-se que a aplicação desse método de ensino requer adaptações pedagógicas, uma vez que não basta reunir estudantes em prol de uma atividade para que este grupo seja entendido como cooperativo.
  • Editor: São Paulo: Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

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