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Psicologia, Psicologia da Educação ou Psicologia da Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática no Brasil?

Santos, Elisângela Aparecida dos ; Oenning, Lucineia ; Rodrigues, Márcio Urel

Educação Matemática Pesquisa, 2022-04, Vol.24 (1), p.665-697

Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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  • Título:
    Psicologia, Psicologia da Educação ou Psicologia da Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática no Brasil?
  • Autor: Santos, Elisângela Aparecida dos ; Oenning, Lucineia ; Rodrigues, Márcio Urel
  • Assuntos: Addition & subtraction ; Computer Assisted Instruction ; Content analysis ; Core curriculum ; Data analysis ; Discipline ; Education ; Equivalence ; Mathematical analysis ; Mathematics education ; Mathematics Instruction ; Mathematics teachers ; Pedagogy ; Psychology ; Qualitative research ; Resistance (Psychology) ; Teachers ; Teaching
  • É parte de: Educação Matemática Pesquisa, 2022-04, Vol.24 (1), p.665-697
  • Descrição: O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa inserida no contexto da formação inicial de professores de Matemática com o objetivo de compreender como a disciplina de Psicologia está explicitada nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil. Adotamos pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus constituído por 235 Projetos Pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática por meio da busca avançada no sistema e-MEC. Para direcionar à análise dos dados (ementas) recorremos à Análise de Conteúdo, que nos possibilitou a constituição de três categorias de análise: (i) Psicologia como Ciência, (ii) Psicologia da Educação e (iii) Psicologia no Ensino de Matemática. Identificamos 219 PPC que abordam pelo menos uma disciplina relacionada aos conhecimentos de Psicologia, o que equivale a 93,8% dos PPC. Destes, encontramos 243 disciplinas com ementas, sendo: 222 disciplinas, o que equivale a 91,4% do total referentes a Psicologia da Educação, 14 disciplinas referentes à Psicologia como Ciência e apenas sete disciplinas referentes à Psicologia no ensino de matemática. Com esses dados, sugerimos que, além das disciplinas de Psicologia e Psicologia da Educação, incorpore-se a disciplina de Psicologia da Educação Matemática na matriz curricular nos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, pois compreendemos que os conhecimentos de Psicologia precisam estar articulados com a Educação Matemática para contribuir com a formação de professores de Matemática.
  • Editor: Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
  • Idioma: Inglês;Português

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