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Uso de realidade virtual e aumentada no ensino de segurança do trabalho na graduação

Lucena, Arthur Felipe Echs ; Fazinga, Wanessa Roberta ; Saffaro, Fernanda Aranha

GeSec : Revista de Gestão e Secretariado, 2023-09, Vol.14 (9), p.15500-15508 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo

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  • Título:
    Uso de realidade virtual e aumentada no ensino de segurança do trabalho na graduação
  • Autor: Lucena, Arthur Felipe Echs ; Fazinga, Wanessa Roberta ; Saffaro, Fernanda Aranha
  • É parte de: GeSec : Revista de Gestão e Secretariado, 2023-09, Vol.14 (9), p.15500-15508
  • Descrição: Tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada são reconhecidas pela indústria da construção como ferramentas promissoras para a visualização e simulação do local de trabalho. No que diz respeito à educação em segurança ocupacional para estudantes de graduação, simulações e experiências imersivas no local de construção podem ser recursos úteis para alcançar uma melhor compreensão, especialmente no que diz respeito à identificação de riscos. Este artigo tem como objetivo avaliar a aceitação e adaptação de estudantes acadêmicos de engenharia civil no uso de realidade virtual e aumentada para a gestão de segurança de canteiros de obras. Uma aula expositiva de nove horas, dividida em três reuniões, foi utilizada para apresentar conceitos sobre a realidade virtual e aumentada e seus usos na construção civil. Em seguida, os alunos tiveram de desenvolver recursos usando essas tecnologias para melhorar a gestão da segurança em canteiros de obras. Organizados em grupos, eles apresentaram suas propostas uns aos outros, experimentando aplicativos móveis de realidade virtual e aumentada para várias áreas e atividades no canteiro de obras. Três propostas desenvolvidas pelos alunos foram selecionadas para serem mais detalhadas neste artigo. Analisando essas propostas, concluiu-se que os alunos melhoraram suas habilidades para identificar riscos no local de trabalho, escolher equipamentos de proteção individual adequados e desenvolver estratégias para capacitar os funcionários em relação às práticas de segurança.
  • Editor: São Paulo: Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

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