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Discourse cohesion in Liszt's Transcendental studies: the last seven pieces

Bento, Daniel

Per musi : revista de performance musical, 2010-01 (21), p.25 [Periódico revisado por pares]

Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais

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  • Título:
    Discourse cohesion in Liszt's Transcendental studies: the last seven pieces
  • Autor: Bento, Daniel
  • É parte de: Per musi : revista de performance musical, 2010-01 (21), p.25
  • Notas: ObjectType-Article-1
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  • Descrição: Parece urgente a investigação dos processos de coesão nos Estudos de execução transcendental de Franz Liszt: a emergência de um todo unificado é sugerida já no plano tonal que os coordena. O exame de outros aspectos que pudessem garantir unidade — vinculados aos materiais específicos das composições — constitui o foco do presente trabalho. Seu recorte é o subconjunto formado pelas últimas sete peças do grupo, justificado pelo fato de elas demonstrarem uma afinidade particular, o salto de sexta ascendente antecedido por diferentes formas de ênfase. O fundamento teórico adotado é uma adaptação do conceito de subtematismo de Dahlhaus, que nutre o procedimento metodológico: a abordagem analítica. Os resultados mostram conexões baseadas não apenas em fenômenos harmônicos, mas também na recorrência de materiais flexíveis que sofrem transformações. Com isso, confirma-se a coesão dos recortes e a pertinência dos processos de integração no volume de Liszt.
  • Editor: Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais
  • Idioma: Português

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