skip to main content

Densidade urinária, dosagens séricas de uréia, creatinina e proteína total na aflatoxicose experimental em cães (Canis familiaris)

Torelly, Virgínia Peretti ; Santurio, Jânio Morais ; Fan, Luiz Carlos Ribeiro

Ciência rural, 1996-12, Vol.26 (3), p.413-418 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Santa Maria

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Densidade urinária, dosagens séricas de uréia, creatinina e proteína total na aflatoxicose experimental em cães (Canis familiaris)
  • Autor: Torelly, Virgínia Peretti ; Santurio, Jânio Morais ; Fan, Luiz Carlos Ribeiro
  • Assuntos: AGRONOMY
  • É parte de: Ciência rural, 1996-12, Vol.26 (3), p.413-418
  • Descrição: As aflatoxinas, embora principalmente hepatotóxicas, já foram descritas como nefrotóxicas em várias espécies animais. Neste trabalho, a patologia clínica veterinária foi utilizada para avaliar as alterações renais na aflatoxicose experimental em cães. Utilizaram-se quatro grupos de 5 cães, com colheitas diárias de sangue e urina, durante 12 dias consecutivos; nos quais realizaram-se dosagens séricas de uréia, creatinina e proteína total, e urinálise. O experimento foi dividido em três períodos, sendo o período 0 (dias l a 3) referente a colheita de dados para controle, período 1 (dias 4 a 8) considerando o tempo de administração da toxina e período 2 (dias 9 a 12) ao tempo após a intoxicação. As doses de aflatoxina usada foram de 100, 200, 400, e 600mg/kg/dia, respectivamente para os grupos I, II, III, IV, por via oral, misturada ao alimento, pelo período de cinco dias. As taxas de uréia e creatinina variaram dentro do intervalo normal dos valores de referência da literatura consultada. A proteína total e a densidade urinária estiveram próximas ou acima dos valores máximos de referência devido a hemoconcentração. A análise estatística evidenciou uma diminuição progressiva nos valores de uréia, creatinina e densidade urinária, com relação ao aumento da dose usada em cada grupo. Este fato foi atribuído à maior ingestão de água. Através dos resultados obtidos, concluiu-se que as doses aplicadas não foram suficientes para detectar lesão renal.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Maria
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.