skip to main content

Escolas Tecnicas do SUS no Brasil: regulacao da integracao ensino servico e sustentabilidade administrativa.(Texto en Portuguese)

Borges, Fabiano Tonaco ; Garbin, Cléa Adas Saliba ; Siqueira, Carlos Eduardo ; Garbin, Artênio José Ísper ; da Rocha, Najara Barbosa ; Lolli, Luíz Fernando ; Moimaz, Suzely Adas Saliba

Ciência & saude coletiva, 2012-04, Vol.17 (4), p.977-987 [Revista revisada por pares]

Associacao Brasileira de Pos-Graduacao em Saude Coletiva - ABRASCO

Texto completo disponible

Citas Citado por
  • Título:
    Escolas Tecnicas do SUS no Brasil: regulacao da integracao ensino servico e sustentabilidade administrativa.(Texto en Portuguese)
  • Autor: Borges, Fabiano Tonaco ; Garbin, Cléa Adas Saliba ; Siqueira, Carlos Eduardo ; Garbin, Artênio José Ísper ; da Rocha, Najara Barbosa ; Lolli, Luíz Fernando ; Moimaz, Suzely Adas Saliba
  • Materias: Administracion de servicios sanitarios ; Aspectos sociales ; Educacion ; Evaluacion ; Historia ; PUBLIC, ENVIRONMENTAL & OCCUPATIONAL HEALTH ; Salud publica
  • Es parte de: Ciência & saude coletiva, 2012-04, Vol.17 (4), p.977-987
  • Descripción: O objetivo deste artigo foi discutir a sustentabilidade administrativa das Escolas Tecnicas do SUS (ETSUS) a partir do principio da integracao ensino servico, que traz uma nova dimensao do trabalho na saude ainda nao regulada pela administracao publica brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada por meio de questionario semiestruturado junto aos gestores das ETSUS, abordando aspectos institucionais, administrativos e de gestao do trabalho. O universo amostral foi de 6 ETSUS pertencentes a Rede de Escolas Tecnicas do SUS (RET-SUS). As ETSUS apresentaram gestao e planejamento centralizados e execucao descentralizada de sua atividade fim, em sua maioria sem autonomia administrativa e altamente dependente de financiamento do governo federal. Segundo os gestores das escolas, a falta de regulacao da atividade docente por servidor publico fragiliza a gestao das ETSUS. Estas instituicoes apresentam problemas de gestao relacionados a integracao ensino servico, que precisa ser regulamentada para conferir sustentabilidade as escolas e evitar contradicoes com a legislacao brasileira.
  • Editor: Associacao Brasileira de Pos-Graduacao em Saude Coletiva - ABRASCO
  • Idioma: Español;Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere

  • Buscando por
  • enscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar lo que tiene hasta ahora