skip to main content

PROJETOS AFETIVOS E ESTÉTICOS: OS VÍNCULOS ENTRE O CRÍTICO DE ARTE MÁRIO PEDROSA E O ARTISTA ALEXANDER CALDER

Formiga, Tarcila Soares

Sociologia & Antropologia, 2019-08, Vol.9 (2), p.615-636

Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    PROJETOS AFETIVOS E ESTÉTICOS: OS VÍNCULOS ENTRE O CRÍTICO DE ARTE MÁRIO PEDROSA E O ARTISTA ALEXANDER CALDER
  • Autor: Formiga, Tarcila Soares
  • Assuntos: ANTHROPOLOGY ; Antiretroviral therapy ; Calder, Alexander (1898-1976) ; Concrete ; Exile ; Modernism ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY ; SOCIOLOGY ; Studies ; Transformation ; Vocabulary
  • É parte de: Sociologia & Antropologia, 2019-08, Vol.9 (2), p.615-636
  • Descrição: O objetivo do artigo investigar como a relaao entre o artista norte-americano Alexander Calder e o crtico de arte brasileiro Mrio Pedrosa contribuiu para o surgimento do programa concretista carioca nos anos 1940 e 1950. Durante seu exlio nos Estados Unidos, Pedrosa teve a oportunidade de conhecer o artista, com quem acabou por estabelecer uma relaao de amizade. Os desdobramentos dessa relaao podem ser vistos nos artigos escritos pelo crtico a partir de 1944, que evidenciam, por um lado, profunda reflexao sobre a obra do artista e, por outro, a construao de um vocabulrio para analisar a arte moderna e de argumentos que seriam mobilizados para justificar o desenvolvimento da arte concreta em solo brasileiro. Dentro de um quadro mais amplo de debates entre figurativistas e abstracionistas, o contato de Pedrosa com as obras de Calder e a transformaao do escultor em figura-chave para seu programa crtico sao aqui entendidos como fatores importantes para as mudanas que se processaram no modernismo brasileiro a partir de meados do sculo XX.
  • Editor: Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.