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Relação aluno-instituição: o caso da licenciatura do Instituto de Química da UNESP/Araraquara

Massi, Luciana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2013-01-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Relação aluno-instituição: o caso da licenciatura do Instituto de Química da UNESP/Araraquara
  • Autor: Massi, Luciana
  • Orientador: Villani, Alberto
  • Assuntos: Formação De Professores; Currículo Oculto; Disposições Institucionais; Ensino Superior; Evasão; Institutional Dispositions; Higher Education; Hidden Curriculum; Attrition; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Doutorado) -- Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
    Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo de um lado, desvendar a trajetória da instituição e suas disposições institucionais, e, de outro lado, a trajetória escolar, o patrimônio (cultural, econômico e social) e as disposições dos alunos, procurando compreender também as possíveis relações estabelecidas (encontros e desencontros, consonâncias e dissonâncias) entre os estudantes e a instituição. O estudo de caso se baseia em diferentes dados e análises que visam capturar a experiência de formação como um todo: através de entrevistas realizadas com docentes e análise documental reconstruímos a história da instituição procurando desvendar suas disposições institucionais; realizamos análises estatísticas sobre o perfil dos alunos do curso de graduação e a evasão nessa instituição; discutimos as entrevistas realizadas com 27 alunos do curso de licenciatura transformadas em retratos sociológicos, procurando organizar suas trajetórias acadêmicas de acordo com as modalidades de sua integração à instituição. As principais disposições institucionais presentes em diversas fases de desenvolvimento da instituição apontam para a importância da pesquisa, uma união inicial entre os membros do corpo docente, a busca da autonomia e isolamento e os projetos de extensão como forma de marketing institucional. O perfil dos alunos mostra que muitos dos que se matriculam na licenciatura preferiam ter ingressado no bacharelado, porém, ao contrário do esperado, a instituição consegue ter baixos índices de evasão. Os retratos apontam para uma predominância de trajetos que conjugam uma integração social e acadêmica, favorecida por um \"encaixe\" das disposições anteriores atualizadas na universidade. Este quadro resulta em um curso de licenciatura diferenciado, no qual o currículo oculto tem papel fundamental na formação docente e na promoção de uma sociologia da transformação, em que licenciandos, reconhecidamente com perfil sócio-econômico menos privilegiado, concluem o curso com as mesmas perspectivas profissionais que os bacharéis. Em linhas gerais, o IQ promove muitas iniciativas diversificadas de formação dos graduandos, por outro lado a instituição parece não perceber que o diferencial da formação oferecida é o conjunto dessas atividades. Concluímos apontando várias possibilidades de aprimoramento da formação dos licenciandos.
  • DOI: 10.11606/T.81.2013.tde-25022013-125736
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2013-01-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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