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Fruta do Lácio: a literatura na sala de aula

Salgado, Luciana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 1998-12-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fruta do Lácio: a literatura na sala de aula
  • Autor: Salgado, Luciana
  • Orientador: Miranda, Hercilia Tavares de
  • Assuntos: Ensino De Literatura; Literatura; Metodologia Em Educação; Pesquisa De Campo; Fieldwork; Literature; Literature At School; Methodology In Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Diante de um crescente desprestígio da literatura, sobretudo entre os alunos do Ensino Médio, quando a disciplina se oficializa, muitos estudos têm focalizado as condições da leitura, do trabalho do professor, da influência do vestibular, de produção e distribuição de livros e bibliotecas, bem como outros aspectos que vêm se configurando pertinentes à discussão. Considerando-os como ponto de partida, este estudo procura verificar de que modo e quais dessas variáveis se articulam no imaginário de professores e alunos. Nossa hipótese fundamental é a de que a literatura não está em sala de aula porque o texto literário anda distante dela. Mais especificamente, entendemos que a experiência literária ou estética não têm ocorrido porque sua matéria pulsante, o texto, não a tem desencadeado. Que é desse tônus? Latente, cremos que esteja vivíssimo nos livros e nas pessoas, apesar das aparências de menoscabo. Por isso propusemo-nos à investigação dos anseios e frustrações daqueles envolvidos num processo de ensino de literatura. Criamos um instrumento específico para a coleta de dados, baseado nos pressupostos teóricos que delinearam um conceito de literatura, relacionando-o a um conceito de sala de aula. Nascidos ambos de trilhas teóricas que fazem parte do repertório de muitos dos professores hoje em exercício, esses dois conceitos nortearam a concepção dos instrumentos utilizados na pesquisa de campo. Esta se organizou em três etapas, com amostragem composta por escolas paulistanas públicas e privadas, de diferentes abordagens. À discussão de tais instrumentos, segue-se uma análise das recorrências e de alguns contrapontos observáveis nos resultados.
  • DOI: 10.11606/D.48.1998.tde-26032014-143010
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 1998-12-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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