skip to main content

Sistemas de identidade visual: imagem e informação

Petraglia, André Luiz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 1999-04-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sistemas de identidade visual: imagem e informação
  • Autor: Petraglia, André Luiz
  • Orientador: Minami, Issao
  • Assuntos: Comunicação Visual; Design Gráfico; Not Available
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a evolução da comunicação visual. Inicialmente, uma breve conceituação histórica relacionando passado e presente é estabelecida visando ilustrar tal evolução. As formas de expressão gráfica passaram por diversos processos evolutivos tanto no âmbito conceitual quanto no tecnológico e o ser humano que inicialmente rabiscava as paredes das cavernas, hoje transmite imagens para qualquer parte do mundo através de seu computador pessoal, sem sair de casa. As mensagens visuais passam a fazer parte do cotidiano, principalmente nos grandes centros que começam a presenciar uma enorme profusão de imagens invadindo o espaço urbano por meio de letreiros, identificadores de fachadas, automóveis personalizados transitando pelas ruas, sinais de trânsito, mobiliário urbano, grandes painéis luminosos, empenas de edifícios e a própria arquitetura, todos transbordando informação visual e competindo pela atenção do usuário. Todas essas mensagens necessitam ser coordenadas e sistematizadas para melhor transmitir as idéias nelas contidas. Para isso surge a programação visual que passa a ser analisada neste trabalho, levando-se em consideração seus aspectos conceituais, comunicativos e aplicativos, avaliados por meio dos procedimentos comuns que direcionam estratégias de comunicação de grandes corporações de todo o mundo, que visam desenvolver e manter sua identidade visual perante seus usuários, consumidores, funcionários, associados e colaboradores. Tal sistematização é estudada a partir da visão de diversos autores sobre conceitos, definições e procedimentos projetuais. O resultado final é uma proposta de desenvolvimento da imagem corporativa da Tilibra S. A. Indústria Gráfica, líder de mercado no segmento de produtos de papelaria, cujo parque gráfico encontra-se na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
  • DOI: 10.11606/D.16.1999.tde-13122022-173208
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 1999-04-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.