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Produção Intelectual da USP
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Procedimentos para tornar mais efetivo o uso das redes neurais artificiais em planejamento de transportes.
Bocanegra, Charlie Williams Rengifo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2002-02-05
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Título:
Procedimentos para tornar mais efetivo o uso das redes neurais artificiais em planejamento de transportes.
Autor:
Bocanegra, Charlie Williams Rengifo
Orientador:
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
Assuntos:
Acessibilidade
;
Mobilidade
;
Planjamento Estratégico
;
Redes Neurais Artificiais
;
Accessibility
;
Artificial Neural Networks
;
Mobility
;
Transportation Strategic Planning
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O objetivo deste trabalho é explorar procedimentos alternativos capazes de tornar mais efetiva a aplicação, em planejamento de transportes, de modelos desenvolvidos através de redes neurais artificiais (RNA). Pensar, do ponto de vista prático, que um programa de computador seja imprescindível para a fase de treinamento da rede é aceitável, mas depender deste programa também para estimativas e simulações a partir da rede treinada é muito restritivo. Desta forma, o ideal seria obter instrumentos capazes de reproduzir, fora do software de RNA, o comportamento de redes treinadas, integrando a capacidade de predição das RNAs a outros ambientes e ferramentas. Isto ampliaria os recursos de diferentes ferramentas de planejamento, permitindo, por exemplo, análises de sensibilidade mais simples e diretas. Este trabalho será baseado em um modelo já desenvolvido em outra pesquisa, na qual se treinou uma rede neural artificial para estimar um índice de potencial de viagens para planejamento estratégico de transportes. Trata-se de um caso típico em que, embora a rede treinada conduza a estimativas razoáveis de número de viagens por domicílio a partir de variáveis que caracterizam a mobilidade e a acessibilidade, não se pode realizar outras análises a partir dos resultados sem fazer uso do software em que a rede neural artificial foi treinada e obviamente do arquivo com a rede já treinada. Daí a importância de desenvolver alternativas capazes de tornar mais efetivo o uso desse tipo de modelo. Dentre as alternativas aqui exploradas está a reprodução do modelo de RNA em uma planilha eletrônica, o desenvolvimento de um programa em visual basic, a construção de ábacos e a integração, de forma direta, do modelo de RNA a um sistema de informações geográficas (SIG). Para esse último caso, o modelo em ambiente SIG foi utilizado em uma aplicação na cidade de Bauru, a partir de dados agregados em zonas, onde se simulou alterações nos valores das variáveis de entrada, de forma a avaliar o seu impacto sobre as viagens estimadas em diferentes regiões da cidade. Todas as alternativas exploradas ilustram bem a ampliação das possibilidades de realização de análises de sensibilidade com os modelos de RNA, sobretudo quando combinados com os SIG, particularmente quando a localização dos valores estimados como saída é importante no contexto de análise e tomada de decisão. É importante destacar ainda que, além de permitir a condução de análises de sensibilidade, as alternativas apresentadas neste estudo podem, de certa forma, ajudar aos planejadores e tomadores de decisão a entender a lógica do modelo.
DOI:
10.11606/D.18.2002.tde-06032002-131951
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2002-02-05
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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