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Medicina: representações de estudantes sobre a profissão

Ignarra, Regina Maria

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2002-06-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Medicina: representações de estudantes sobre a profissão
  • Autor: Ignarra, Regina Maria
  • Orientador: Lefèvre, Fernando
  • Assuntos: Medicina; Percepção; Prática Profissional; Medicine; Perception; Professional Practice
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O trabalho Medicina - representações sociais de estudantes sobre a profissão - é um estudo sociológico que objetiva investigar, no espaço simbólico de grupos de estudantes de medicina, as representações sociais que conformam as maneiras pelas quais a profissão é percebida e sentida e os significados que orientam as disposições desses grupos para a ação no campo profissional. Pretende contribuir para a formulação de propostas de aperfeiçoamento do ensino médico que levem em conta o conhecimento da subjetividade do estudante como objeto da formação profissional. Situa historicamente a constituição da medicina como profissão e as suas formas de inserção no mercado de trabalho no Brasil, bem como a evolução do ensino médico, seus impasses e propostas atuais de reformulação. Desenvolve-se a partir de material empírico obtido através de questionários respondidos por 162 estudantes de medicina de duas instituições de ensino superior da Capital e da Grande São Paulo. Utiliza-se de categorias de análise criadas a partir da estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo, que se constitui na recuperação da fala coletiva através da desparticularização de discursos individuais. Resulta na construção de Discursos do Sujeito Coletivo, cujos temas centrais são a vocação, a ajuda ao próximo, o desafio de curar e salvar vidas e o relacionamento humano com o paciente. Analisa aspectos de conservação e transformação dessas representações e o contraste entre elas e a realidade do exercício da profissão hoje no Brasil.
  • DOI: 10.11606/T.6.2002.tde-02022021-200206
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2002-06-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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