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"Mudanças significativas para a pintura" relações entre os escritos acerca de polignoto de tasos, pintor parietal, e os vasos áticos pintados

Pedro Luis Machado Sanches Haiganuch Sarian

2004

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T SANCHES, P.L.M. 2004 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    "Mudanças significativas para a pintura" relações entre os escritos acerca de polignoto de tasos, pintor parietal, e os vasos áticos pintados
  • Autor: Pedro Luis Machado Sanches
  • Haiganuch Sarian
  • Assuntos: Polignoto de Tasos; PINTURA -- GRÉCIA ANTIGA -- GRÉCIA ANTIGA; ARQUEOLOGIA; CERÂMICA ÁTICA DE FIGURAS VERMELHAS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
  • Descrição: Tido por Plínio, o Velho, (século I d.C.) como o "primeiro a trazer mudanças significativas para a pintura", Polignoto de Tasos é um entre os "pintores célebres" cotejados na 'História Natural (Naturalis História, livro XXXV,XXXV(9),58 e 59). Personagem de outros 20 autores antigos, datados do V século A C. ao V D C., o pintor de Tasos, ateniense de adoção, é apresentado como ethográfhos ( pintor de caráteres, de disposições inerentes ao indivíduo) na Poética de Aristóteles'pi''epsilon''rô''iota''pi''ômicron''iota' 'eota''eta''tau''iota''capa''eta''sigma' .Entretanto, não se conhece qualquer pintura mural ou de cavalete atribuível a Polignoto que etnha resistido até o presente.Nossa pesquisa pretende rever nos textos de arqueólogos como Carl Robert, Edmmond Pottier, Charles Dugas, Gisela Richter, Martin Robertson, François Villard, Pailo Arias e John Boardman, uma certa relação estabelecida entre os elementos de figuração presentes em vasos áticos pintados e as características dos afrescos e quadros do pintor Polignoto relatadas nos textos antigos.O esforço destes arqueólogos está em reconhecer nos vasos de figuras vermelhas ou naqueles de fundo branco a "influência"daquilo que Plínio, Pausânias e tantos outros teriam visto em um outro suporte e mediante outra técnica. Dois grupos de pintores vasculares muito ativos no V século ático são considerados a origem dos principais exemplares passíveis deste intento, a saber, o chamado
    "grupo do Pintor dos Nióbidas" e o "ateliê do Pintor de Pentesiléia". Procuramos, em nossa pesquisa, não somente conhecer as fontes textuais ou estudar os vasos do V século A C., mas principalmente, compreender a hipotética relação entre estes objetos; o projeto arqueológico de entrever a "arte perdida" de polignoto de Tasos, cunhado e reproduzido ao longo dos séculos XIX e XX D C
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 255 p + anexos.
  • Idioma: Português

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