Resource type Show Results with: Show Results with: Index

Localização in situ e caracterização molecular da bactéria endossimbionte de Pleurotus ostreatus

Yara, Ricardo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 2006-06-30

Online access. The library also has physical copies.

• Title:
  • Author: Yara, Ricardo
  • Supervisor: Azevedo, Joao Lucio de
  • Subjects: Bactérias Aeróbicas Gram-Negativa; Microscopia Eletrônica; Microscopia De Fluorescência; Genética Molecular; Fungo Xilófago; Endossimbiose; Cogumelo Comestível; Endosybiont; Fluorescence Microscopy; Electron Microscopy; Gram Negative Aerobic Bacterium; Edible Mushroom; Molecular Genetics; Xylophagous Fungus
  • Notes: Tese (Doutorado)
  • Description: O fungo Pleurotus ostreatus pertence ao grupo de basidiomicetos que degradam madeira. Este cogumelo cultivado em todo mundo apresenta grande rusticidade e produtividade, e pode ainda ser usado em processos de biorremediação e biopolpação. Devido a seu potencial biotecnológico, torna-se interessante a compreensão da interação deste com outros microrganismos. Neste sentido, recentemente foi observada a presença de bactérias associadas a P. ostreatus em culturas in vitro, que apresentavam grande pleomorfismo. A partir desta observação foram elaborados ensaios que visaram a confirmação da presença de bactérias. Para tanto, foi utilizada a estratégia do "Ciclo Completo de Análise do rRNA" (full-cycle rRNA analysis) empregada em microrganismos não cultiváveis ou de crescimento fastidioso, além do emprego de técnicas de microbiologia básica, e de estudos de ultraestrutura. Os estudos de microbiologia básica indicaram que se tratava de um microrganismo fastidioso e que se desenvolvia melhor na presença do fungo em sistema de co-cultivo em meios contendo Tween 80 ou Tween 20. Por sua vez, a análise de ultraestrutura demonstrou a presença de estruturas pleomórficas, tanto internamente como externamente à hifa. Em relação ao "Ciclo completo de Análise do rRNA" este se iniciou pela amplificação e seqüenciamento de parte do rDNA bacteriano, que revelou a proximidade desta bactéria com o Complexo Burkholderia cepacia (CBC). A partir desta seqüência, foi realizado um estudo de bioinformática que indicou sondas específicas para este grupo de bactérias. Completando o Ciclo completo de Análise do rRNA, foram realizados ensaios de hibridização in situ fluorescente (FISH) para a confirmar a relação entre as estruturas bacterianas e a seqüência obtida. Este método comprovou a presença das bactérias no interior das hifas de P. ostreatus. Este trabalho constitui o primeiro relato de bactérias pleomórficas pertencente ao complexo B. cepacia associados a P. ostreatus.
  • DOI: 10.11606/T.11.2006.tde-21082006-150238