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Manutenção da capacidade inovadora na externalização do desenvolvimento de produtos: o caso da indústria automobilística.

Mello, Adriana Marotti De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2006-08-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Manutenção da capacidade inovadora na externalização do desenvolvimento de produtos: o caso da indústria automobilística.
  • Autor: Mello, Adriana Marotti De
  • Orientador: Marx, Roberto
  • Assuntos: Desenvolvimento De Produtos; Indústria Automobilística; Inovações Tecnológicas; Automotive Industry; Product Development; Technological Innovation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Mello, Adriana Marotti de - Manutenção da Capacidade Inovadora na Externalização do Desenvolvimento de Produtos: O Caso da Indústria Automobilística. 2006. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006. Com o objetivo de diversificar o portfolio de produtos e reduzir prazos e custos de desenvolvimento, cada vez mais as empresas externalizam o Desenvolvimento de Produtos (DP) para fornecedores. Se por um lado, o maior envolvimento de fornecedores garante acesso a novas tecnologias, por outro lado pode no longo prazo impactar negativamente na capacidade inovadora da empresa, através da dependência do conhecimento de seus fornecedores. Então, como poderia uma empresa manter sua capacidade inovadora mesmo com a externalização do DP? Este trabalho tem como objetivo discutir essa questão, analisando quais seriam as variáveis mais relevantes que interfeririam na manutenção da Capacidade Inovadora da empresa, quando esta externaliza o Desenvolvimento de Produtos. Através de pesquisa bibliográfica e empírica, conclui-se que a manutenção da Capacidade Inovadora, quando da externalização do DP, poderia ser afetada pela manutenção docontrole sobre Conhecimento de arquitetura do produto, pela Trajetória da Empresa, pela Estrutura de Poder na Cadeia de Suprimentos e pela Estratégia de Produto. Foi realizado um estudo de múltiplos caso sobre o processo de desenvolvimento de um veículo popular no Brasil em comparação com outros projetos desenvolvidos pela mesma empresa, especificamente sobre o desenvolvimento dos módulos cockpit e bancos. Dados forma obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com executivos e engenheiros das áreas de Engenharia e Suprimentos da montadora e de seus fornecedores. A estratégia de envolvimento de fornecedores no seu desenvolvimento foi estudada em detalhes. A principal conclusão deste trabalho é que dentro da atual configuração da arquitetura de produto e da estrutura da indústria automobilística, é a montadora que ainda possui a Capacidade Inovadora no mercado de automóveis e como a influência de cada variável identificada explicaria este fato.
  • DOI: 10.11606/D.3.2006.tde-15092006-110436
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2006-08-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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