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Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências

Oliveira, Carla Marques Alvarenga De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-08-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências
  • Autor: Oliveira, Carla Marques Alvarenga De
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Alfabetização Científica; Argumentação Nas Aulas De Ciências; Ensino Fundamental; Escrita Em Aulas De Ciências; Argumentation In Science Classes; Elementary School; Scientific Literacy; Writing In Science Classes
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo é uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as relações existentes entre o discurso oral e o registro escrito, em aulas de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental. Nessas aulas foram utilizadas atividades investigativas, criadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, nas quais os alunos foram levados a discutir e escrever sobre um tema científico. Para estabelecer essa relação foi necessário fazer um levantamento bibliográfico acerca do que se acredita ser um Ensino de Ciências eficiente, sobre a importância de haver nessas aulas de Ciências atividades que levem os alunos a discussão de ideias com seus pares e posterior registro escrito da atividade, e também sobre como outros autores têm analisado o discurso dos alunos em sala de aula. Tivemos como dados da pesquisa as transcrições de três aulas da sequência didática A submersão do Nautilus e os registros escritos realizados nessas aulas. A análise buscou relacionar a participação oral dos cinco alunos da amostra com os registros escritos por eles. Para a realização da análise, foram levados em consideração os seguintes aspectos: a pessoa do discurso utilizada, os verbos de ação empregados, a cronologia dos eventos, a estrutura do pensamento segundo o Modelo de Toulmin, os indicadores da alfabetização científica e o apoio do desenho ao texto escrito realizado. Após a análise pudemos concluir que a discussão oral ajuda os alunos no momento do registro escrito; que os registros escritos de quem participa efetivamente da discussão têm elementos argumentativos superiores ou pelo menos iguais aos da discussão oral; que as ideias circuladas durante a discussão aparecem no registro escrito da atividade de muitos alunos; que a discussão de ideias se faz importante para distribuir conhecimento; e que os registros dos alunos que não participam das discussões se apresentam de forma incompleta e com poucos elementos argumentativos. Diante desse contexto, ressaltamos a importância de aulas de Ciências que preveem em suas atividades momentos de fala e escrita dos alunos do tema trabalhado, para aumentar o nível de conhecimento científico desses alunos.
  • DOI: 10.11606/T.48.2009.tde-06082010-161307
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-08-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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