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Ações em educação ambiental; análise multivariada da percepção ambiental de diferentes grupos sociais como instrumentos de apoio a gestão de pequenas bacias - estudo de caso da microbacia do córrego da Capituva, Macedônia, SP

Scatena, Lúcia Marina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2005-12-16

Acesso online

  • Título:
    Ações em educação ambiental; análise multivariada da percepção ambiental de diferentes grupos sociais como instrumentos de apoio a gestão de pequenas bacias - estudo de caso da microbacia do córrego da Capituva, Macedônia, SP
  • Autor: Scatena, Lúcia Marina
  • Orientador: Duarte, Ruth de Gouvea
  • Assuntos: Análise Multivariada; Sistemas De Produção; Produtor Rural; Percepção Ambiental; Gestão De Microbacias; Educação Ambiental; Multivariable Data Analysis; Environmental Perception; Production Systems; Environmental Education; Rural Producer; Watershed Management
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo precípuo desta investigação foi potencializar ações em educação ambiental e efetuar uma análise multivariada da percepção ambiental de diferentes grupos sociais como instrumentos de apoio à gestão de pequenas bacias. Este trabalho foi norteado por pesquisa-ação, baseado em pesquisas qualitativa, quantitativa e estudo de caso da microbacia do córrego da Capituva, Macedônia, SP. As metodologias foram divididas nas fases: exploratória ― escolha e caracterização da área de estudo e público alvo, histórico da ocupação e dinâmica do desenvolvimento do município; estudo preliminar e de diagnóstico ― caracterização da estrutura fundiária e dos usuários da terra, sistema de produção agrícola, caracterização da qualidade ambiental e análise multivariada de dados e; ações em educação ambiental. Optar pela participação de produtores rurais na pesquisa, teve o propósito de identificar problemas concretos, definir prioridades, escolher soluções viáveis em função das condições sócio-econômicas e do saber popular existente. Envolver professores, alunos e profissionais do município em ações de educação ambiental, teve por objetivo verificar a percepção da comunidade e despertar seu interesse e participação em projetos de proteção e recuperação de recursos naturais. A investigação mostrou que a população identifica os principais problemas ambientais, mas necessita informações de saneamento básico e técnicas para alterações no processo produtivo para possíveis soluções preventivas e corretivas. Esses produtores rurais, segmentos sociais diretamente onerados pelo ato de gestão ambiental, não têm condições para intervir em processo decisório. Os processos de gestão são complexos, por envolverem profundos conflitos entre os diversos usuários das bacias e por não estarem em consonância com a realidade econômica da maioria desses produtores. Os proprietários rurais não formam categoria homogênea: possuem características, opiniões e sistemas produtivos diversos. Por isso, este trabalho propõe que as intervenções educacionais sejam amplas o suficiente para contemplar diversos públicos e procedimentos. A participação dos alunos foi estimuladora; dado seu interesse no assunto, eles expressaram grande preocupação com o córrego e sua nascente. Desse modo, acreditamos ter contribuído para: o processo de gestão de microbacias; o estudo do meio ambiente com tema centralizado em microbacia; prover algumas necessidades de informações de problemas ambientais na microbacia; e reconhecer problemas existentes. O instrumental estatístico usado ― via análise fatorial de correspondência múltipla e análise de Cluster ― permitiu mostrar a complexidade da realidade estudada pela identificação de três tipos de produtores rurais. O que foi depreendido nesta investigação, revela que esses métodos estatísticos constituem interessante caminho metodológico para estudos futuros sobre percepção, avaliação e análise de impactos ambientais, sociais e econômicos
  • DOI: 10.11606/T.18.2005.tde-15022006-083311
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2005-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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