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Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação

Strieder, Roseline Beatriz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2008-09-29

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação
  • Autor: Strieder, Roseline Beatriz
  • Orientador: Kawamura, Maria Regina Dubeux
  • Materias: Abordagens Cts; Ensino Médio; Perspectiva Freireana; Cts Approaches; Freire'S Perspective; Secondary Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas locales: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descripción: Investigamos, a partir de uma intervenção pontual, implicações e encaminhamentos para o campo educacional, quando se busca contemplar abordagens CTS no ensino médio. A partir de uma ampla revisão sobre os sentidos que vêm sendo atribuídos a essas abordagens, identificamos a necessidade de um referencial educacional mais amplo para seu encaminhamento. Optamos por investigar, tanto em âmbito teórico quanto prático, os elementos de articulação entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana de educação. Como metodologia, utilizamos a Pesquisa Participante, confrontando elementos de nossas reflexões com ações concretas. Essas últimas constituíram-se no desenvolvimento de uma intervenção, realizada em uma escola da rede pública de Salvador das Missões/RS, onde está em fase de construção uma usina hidrelétrica. Os instrumentos que foram utilizados para obtenção de \"dados\" são: registros escritos sob a forma de diários, questionários e trabalhos realizados pelos alunos. Os resultados foram analisados à luz de três categorias: (i) estratégia utilizada, (ii) a proposta e a escola e (iii) objetivos educacionais. A partir dessa investigação, foi possível reiterar a contribuição em articular propostas CTS com a perspectiva freireana. Essa articulação implicou em redesenhar alguns elementos, etapas e procedimentos para a intervenção, tomando como ponto de partida a investigação temática. Destacamos as dificuldades em envolver, de forma efetiva, a escola e seus professores; limitações no aprofundamento do conhecimento por parte dos alunos e dificuldades em promover uma postura crítica. Por outro lado, constatamos seu significativo, através de um novo nível de conhecimento da realidade, além de mudanças de percepção, por parte dos alunos, sobre o sentido da escola, do próprio conhecimento e da questão em estudo.
  • DOI: 10.11606/D.81.2008.tde-01072013-135158
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Fecha de creación: 2008-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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