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O design de interação dos equipamentos informatizados: a usabilidade da máquina de auto-atendimento de informações sobre serviços públicos

Ishisaki, Jane Matie

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2008-04-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O design de interação dos equipamentos informatizados: a usabilidade da máquina de auto-atendimento de informações sobre serviços públicos
  • Autor: Ishisaki, Jane Matie
  • Orientador: Ventura, Alessandro
  • Assuntos: Design De Interação; Equipamento De Auto-Atendimento; Ergonomia Cognitiva; Cognitive Ergonomic; Interaction Design; Selfservice Machine
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os avanços tecnológicos levam a novas formas de relação entre o usuário e o equipamento, e a interface com os artefatos informatizados adquire maior complexidade em suas condições de uso. Em vista das diversas possibilidades que os recursos computadorizados oferecem, a facilidade de uso é um requisito fundamental no projeto desse tipo de equipamento, especialmente para pessoas com dificuldade de acesso aos computadores. Proporcionar a inclusão digital é uma forma de reduzir as diferenças sociais através do acesso à informação e aos serviços digitais, tornando-se um fator a ser considerado pelo projetista. Desenvolver um produto requer a observação de uma variedade de condições, que tendem a tornarem-se cada vez mais complexos com as novas funções e possibilidades de uso que os produtos têm adquirido. A diversidade de formação e características culturais dos usuários apenas reforça a necessidade de uma maior atenção às condições humanas no projeto de equipamentos. O repertório informacional que cada indivíduo adquire ao longo de sua vivência influencia na capacidade de cognição e compreensão das informações, fazendo com que a experiência do usuário interfira na condição de uso do equipamento. A ergonomia, através de seus estudos sobre as relações entre o homem e a máquina, mostra-se uma importante base metodológica para a pesquisa de situações de interação entre o usuário e o artefato. Baseada nos estudos da ergonomia cognitiva, esta pesquisa realiza uma análise da máquina de autoatendimento de informações sobre serviços públicos do Poupatempo, de forma a analisar as condições cognitivas de seu uso, e obter dados que auxiliem no processo de concepção do equipamento informatizado.
  • DOI: 10.11606/D.16.2008.tde-20012010-112915
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2008-04-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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