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Controle por unidades menores e leitura recombinativa : solicitação de comportamento textual durante aquisição de pré-requisitos

Gomes, Renata Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2007-08-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Controle por unidades menores e leitura recombinativa : solicitação de comportamento textual durante aquisição de pré-requisitos
  • Autor: Gomes, Renata Cristina
  • Orientador: Hübner, Maria Martha Costa
  • Assuntos: Aquisição De Linguagem; Equivalência De Estímulos; Leitura; Language Acquisition; Reading; Stimulus Equivalence
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Psicologia Experimental
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi verificar variáveis relevantes no ensino de leitura via o paradigma de equivalência, sobretudo na emergência do controle por unidades menores e leitura recombinativa. Por meio do software EQUIV foram ensinadas relações entre a palavra ditada e impressa (AC) e entre a palavra ditada e a respectiva figura (AB); em seguida eram testadas (1) as relações de equivalência entre figura-palavra impressa (BC) e palavra impressa-figura (CB), e (2) a leitura de novas palavras, formadas pela recombinação das unidades menores presentes nas palavras ensinadas previamente. A variável manipulada na presente pesquisa foi a solicitação para emissão de um comportamento textual nos treinos com tentativas AC. Oito crianças (quatro no grupo controle) participaram do programa, com 21 fases experimentais divididas em quatro tipos básicos: Pré-Teste , Pré-Treino, Treinos e Testes (04 palavras eram ensinadas, 08 ensinadas e testadas e 04 apenas testadas). Depois de aprenderem três conjuntos formados por quatro palavras (compostas por letras e sílabas sistematicamente recombinadas), os participantes mostraram aquisição de leitura com compreensão de palavras e sílabas, recombinação de unidades menores e leitura recombinativa em performances próximas de 100% de acertos. Os Pré e Pós-testes também mostraram que todos os participantes foram capazes de desenvolver o repertório de nomear palavras e sílabas as quais não eram capazes de nomear anteriormente. Entretanto, a comparação entre dois grupos (controle e experimental) sugeriu que a emissão de comportamento textual durante a tarefa não foi uma variável crítica sobre a emergência do controle por unidades menores e leitura recombinativa, já que os resultados foram estatisticamente semelhantes. Conclui-se que, conforme apontam os estudos prévios de Hübner e Hübner e Matos, o número de conjuntos de palavras treinado (o que envolve o treino de múltiplos exemplares) e a forma como as unidades menores que a palavra são recombinadas sistematicamente ao longo do procedimento são as variáveis mais importantes envolvidas na leitura recombinativa e no controle por unidades menores.
  • DOI: 10.11606/D.47.2007.tde-23012008-141711
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2007-08-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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