skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Atenção individual, enfoque familiar e orientação à comunidade nas ações de controle da tuberculose na percepção de diferentes atores - Ribeirão Preto, SP (2007)

Curto, Márcio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2009-08-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atenção individual, enfoque familiar e orientação à comunidade nas ações de controle da tuberculose na percepção de diferentes atores - Ribeirão Preto, SP (2007)
  • Autor: Curto, Márcio
  • Orientador: Villa, Tereza Cristina Scatena
  • Assuntos: Atenção Primária À Saúde; Avaliação De Serviços De Saúde; Tuberculose; Atenção Primária À Saúde
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desse estudo foi avaliar, sob a percepção dos doentes, dos profissionais de saúde e dos gestores as características organizacionais e desempenho dos serviços de saúde (SS) que desenvolvem ações de controle da TB, abordando as dimensões: atenção individual (AI), enfoque familiar (EF) e orientação à comunitária (OC) na cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil. O estudo justifica-se pelo fato da TB ser um problema de saúde pública mundial com grande impacto no Brasil e também pela necessidade reorganização dos serviços de atenção primária à saúde (APS) considerando os aspectos da AI, EF e OC. Materiais e Métodos: O estudo epidemiológico, inquérito avaliativo-exploratório utilizou o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCAT), adaptado e validado para a atenção à TB no Brasil. O PCAT foi aplicado a 100 doentes, 16 profissionais e três gestores que responderam cada questão de acordo com uma escala pré-determinada, (escala de Likert), variando de zero a cinco. Resultados: O desempenho dos SS foi considerado satisfatório em relação à AI pelos três atores. Em relação ao EF, houve discordância entre o padrão de respostas dos atores entrevistados. Em relação à OC, o desempenho dos SS pôde ser considerado como insatisfatórios pelos três atores. Após ter sido realizada a análise de variância, quatro indicadores apresentaram diferença estatística significante segundo a percepção dos doentes e os SS foram comparados utilizando o teste de Tukey. Alguns SS apresentaram médias superiores em relação aos demais SS, o que pode estar relacionado ao fato das equipes dos SS com as maiores médias atenderam um numero menor de doentes que a dos demais SS que apresentaram as menores médias. Conclusões: É necessário ampliar a visão das equipes dos SS afim de que a atenção à TB extrapole a AI e aborde também as ações que envolvam o EF e a OC, assim como a necessidade de redimensionamento das equipes ou a descentralização da atenção à TB para as unidades de APS próximas aos serviços com maior demanda de casos.
  • DOI: 10.11606/D.22.2009.tde-25092009-093643
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2009-08-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.