skip to main content

Argumentação no discurso oral e escrito de alunos do ensino médio em uma sequência didática de física moderna

Barrelo Junior, Nelson

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-05-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Argumentação no discurso oral e escrito de alunos do ensino médio em uma sequência didática de física moderna
  • Autor: Barrelo Junior, Nelson
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Argumentação Em Sala De Aula; Ensino E Aprendizagem; Física; Física Moderna E Contemporânea; Argumentation In The Classroom; Modern And Contemporary Physics; Physics; Teaching And Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nesta pesquisa, estudamos como se desenvolve o processo argumentativo dos alunos sobre o conceito de fóton e se os estudantes se apropriam das interpretações da Mecânica Quântica para a natureza e o comportamento da luz. Para alcançar nossos objetivos, fizemos uma revisão da literatura sobre a importância da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na escola média, das abordagens da Mecânica Quântica quanto à natureza e comportamento da luz, e das bases teóricas que alicerçam a análise da argumentação em sala de aula. A partir dessa revisão, foi possível perceber que o discurso dos estudantes é um fator de verificação de sua apropriação de conceitos. A análise das falas dos alunos ratificou essa constatação. Transcrevemos as falas e os gestos de quatro de onze aulas de uma sequência de ensino que objetivava investigar a natureza e o comportamento da luz em um interferômetro real e em uma extrapolação para o ideal, utilizando o arranjo experimental de Mach-Zehnder e um programa de computador que simula esse experimento. As gravações foram feitas em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Para responder às questões de pesquisa propostas, analisamos as aulas que sistematizavam as discussões e os registros escritos finais dos alunos. A partir dos dados, foi possível verificar a ocorrência de indicadores de alfabetização científica, a estrutura do discurso oral dos alunos e a apropriação de conceitos de Física Moderna e Contemporânea por estudantes de ensino médio.
  • DOI: 10.11606/D.48.2010.tde-22062010-140211
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-05-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.