skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
USP Intelectual Production
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
USP Intelectual Production
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Introdução à ciência - uma disciplina para alunos de graduação
Avila Júnior, Paulo De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química 2010-04-09
Online access. The library also has physical copies.
View Online
Locations & Holds
Details
Reviews & Tags
Requests
More
Virtual Browse
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
Introdução à ciência - uma disciplina para alunos de graduação
Author:
Avila Júnior, Paulo De
Supervisor:
Torres, Bayardo Baptista
Subjects:
Artigos Científicos
;
Projetos De Pesquisa
;
Metodologia Científica
;
Educação À Distância
;
Ciência
;
Tics
;
Icts
;
Distance Education
;
Research Projects
;
Science
;
Scientific Methodology
;
Scientific Papers
Notes:
Tese (Doutorado)
Description:
O aprendizado do método científico estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a análise lógica de informações. Além disso, a proposição e teste de hipóteses são aplicáveis não só à ciência, mas também para fatos comuns da vida diária. Saber como a ciência é feita e seus resultados publicados são úteis para todos os cidadãos e obrigatório para os estudantes de ciências. Uma disciplina de 60-h (QBQ2006 - Introdução à Ciência) foi criada para oferecer aos estudantes de graduação uma forma sistemática de aprendizagem dos procedimentos de produção e publicação científica. A disciplina foi composta por dois módulos e seu foco principal era a bioquímica. O Módulo I explorou artigos científicos e o Módulo II a escrita do projeto de pesquisa. O Módulo I abordou os tópicos: (1) a diferença entre o conhecimento científico e o senso comum; (2) diferentes concepções de ciência; (3) metodologia científica; (4) categorias publicação científica; (5) princípios de lógica; (6) dedução e indução; e (7) leitura crítica de artigos científicos. O Módulo II abordou: (1) seleção de um problema experimental para investigação; (2) revisão bibliográfica; (3) materiais e métodos; (4) apresentação e escrita de projeto; (5) agências de financiamento; e (6) análise crítica de resultados experimentais. O curso adotou uma estratégia de aprendizagem colaborativa, e cada tópico foi estudado por meio de atividades a ser realizadas pelos alunos. Avaliações qualitativas e quantitativas do curso, com questionários do tipo Likert, foram realizadas em cada oferecimento e os resultados mostraram grande aprovação da disciplina pelos alunos. Os professores responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento da disciplina também a avaliaram positivamente. O Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo ofereceu essa disciplina quatro vezes. Aproveitando os recursos fornecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da experiência adquirida com o primeiro oferecimento da disciplina QBQ2006 foi criado, adaptada desta, outra disciplina de 60h, com o mesmo nome, na modalidade à distância (IC01 - Introdução à Ciência). Foi oferecida aos alunos de graduação dos cursos de Nutrição, Biomedicina e Medicina da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A disciplina foi composta por dois módulos e adotou estratégia de aprendizagem colaborativa, como descrito na experiência anterior. Avaliações qualitativas e quantitativas do curso, com questionários do tipo Likert, foram realizadas em cada oferecimento e os resultados mostraram a grande aprovação pelos alunos da disciplina. Os professores responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento da disciplina também a avaliaram positivamente. A disciplina IC01, Introdução à Ciência, foi oferecida três vezes
DOI:
10.11606/T.46.2010.tde-21072010-084149
Publisher:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química
Creation Date:
2010-04-09
Format:
Adobe PDF
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
Teses e Dissertações USP
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Result
1
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_PRODUCAO)
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript