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Educação continuada para agentes comunitários de saúde do Estado de Rondônia: uma abordagem fonoaudiológica sobre a saúde do idoso

Arakawa, Aline Megumi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2011-05-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação continuada para agentes comunitários de saúde do Estado de Rondônia: uma abordagem fonoaudiológica sobre a saúde do idoso
  • Autor: Arakawa, Aline Megumi
  • Orientador: Caldana, Magali de Lourdes
  • Assuntos: Telemedicina; Educação A Distância; Envelhecimento; Fonoaudiologia; Saúde Do Idoso; Idoso; Aged; Speech-Language And Hearing Pathology; Health Of Elderly; Distance Education; Aging; Telemedicine
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O agente comunitário de saúde (ACS) tem um papel fundamental no trabalho com a comunidade e na implementação do sistema de saúde brasileiro vigente devido seu contato direto com a população, a qual se apresenta crescente quanto ao número de pessoas idosas e às alterações inerentes ao envelhecimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar um programa de educação continuada para os ACS do município Monte Negro, Estado de Rondônia, quanto aos conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e suas patologias relacionadas à área da Fonoaudiologia. A amostra foi composta por 29 indivíduos, sendo estes solicitados a preencher um questionário semi-estruturado, contendo conhecimentos relacionados à Fonoaudiologia e ao processo de envelhecimento, em um momento pré e pós realização do curso de capacitação, além de preencher um questionário socioeconômico validado. Para a análise do questionário sobre conhecimentos fonoaudiológicos e processos do envelhecimento foram convidados cinco avaliadores, que atuam em diferentes áreas do conhecimento em Fonoaudiologia, para responder o questionário oferecido aos ACS, posterior pontuação e análise do mesmo. Como resultados pode-se observar que a análise socioeconômica mostrou que 89,65% da amostra encontram-se na classe baixa superior, 79,31% residem na área rural e 44,83% possuem ensino médio completo. Após o programa de capacitação, apenas uma área da Fonoaudiologia sofreu piora da pontuação (Motricidade Orofacial) sendo que as demais apresentaram melhora na pontuação, havendo diferença estatisticamente significativa em duas áreas (Audiologia; Fala e Linguagem). Já com relação ao CD-ROM, a elaboração ocorreu em duas etapas, sendo a preparação do material escrito e a elaboração junto ao designer durante os meses após a realização do curso. Desta forma, conclui-se que o curso de capacitação atingiu seus objetivos transmistindo conhecimentos aos ACS para que possam atuar junto à comunidade proporcionando melhora na qualidade de vida desta. A elaboração do CD-ROM foi importante para registrar o conteúdo oferecido bem como para uma posterior consulta.
  • DOI: 10.11606/D.25.2011.tde-28092011-085214
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2011-05-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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