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A influência da publicidade televisiva no consumo da população de classe C: os anunciantes do varejo popular

Monte, Michele Helena Lopes Del

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2011-11-03

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    A influência da publicidade televisiva no consumo da população de classe C: os anunciantes do varejo popular
  • Autor: Monte, Michele Helena Lopes Del
  • Orientador: Batista, Leandro Leonardo
  • Materias: Varejo; Publicidade; Comunicação; Comportamento Do Consumidor; Classe C; Communication; Consumer Behavior; Class C; Retail; Advertising
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Descripción: Este é um estudo sobre a relação entre os componentes da publicidade criada para a veiculação em televisão e seus efeitos sobre o comportamento do consumidor. A publicidade, como tema de estudo, foi abordada sob os aspectos da influência e da persuasão, observadas pela ótica dos estudos das Teorias dos Efeitos da Comunicação Social e do Comportamento do Consumidor. Pela amplitude do tema escolhido, fizemos um recorte, escolhendo a observação da publicidade televisiva de grandes redes varejistas de móveis e eletroeletrônicos, por seus imensos investimentos em publicidade e pela enorme fatia que ocupam nos intervalos da programação de TV. Os resultados da persuasão publicitária são expressos no comportamento do consumidor, e para isso escolhermos observar um consumidor em particular, os consumidores pertencentes à classe C, fatia da população que cresceu rapidamente na última década, e cuja importância mostrou-se evidente, por seu poder de compra e tomada de crédito, que aquecem a economia do país. Além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa emprega diferentes metodologias. Para o entendimento de aspectos ligados à persuasão publicitária, empreendemos a análise sistemática de anúncios, observando seu conteúdo imagético, sonoro e discursivo. A partir dos resultados dessa análise, elaboramos um roteiro de entrevistas em profundidade e questionamos consumidores de classe C quanto aos efeitos daquilo que eles puderam observar nessa publicidade. Os resultados finais mostraram que a publicidade de redes varejistas de móveis e eletroeletrônicos possuem características próprias que a identifica como tal. Também foi possível constatar a relação entre a composição dos anúncio e seu caráter persuasivo, expresso no comportamento dos consumidores e observado por meio das entrevistas em profundidade. Outros aspectos, relacionados aspectos da cognição - contexto da informação, memória, pré-ativação (priming), medição da atenção e da importância de atributos também puderam ser avaliados, bem como pudemos discutir, a partir dos resultados, algumas das teorias do Comportamento do Consumidor.
  • DOI: 10.11606/D.27.2011.tde-10062013-135435
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Fecha de creación: 2011-11-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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