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Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas

Strieder, Roseline Beatriz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2012-06-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas
  • Autor: Strieder, Roseline Beatriz
  • Orientador: Kawamura, Maria Regina Dubeux
  • Assuntos: Abordagens Cts; Educação Científica; Estado Da Arte; Science Education; State Of Art; Sts Approaches
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A proposta de uma abordagem de ensino que contemple discussões sobre interações Ciência - Tecnologia - Sociedade (CTS) vem ganhando cada vez mais interesse e destaque na Educação Científica no Brasil. Aliado a isso, têm crescido as pesquisas sobre esse tema, cujo aumento e diversidade apontam para a necessidade de estudos de revisão bibliográfica sobre essa produção. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é acompanhar esse movimento, identificando e caracterizando possíveis abordagens CTS presentes na Educação Científica brasileira. Para tanto, optou-se pela construção de uma matriz de referência, constituída por planos de análise de diferentes naturezas, compostos por parâmetros que representam, de forma sistematizada, as diferentes abordagens. Metodologicamente, o trabalho de investigação compreende dois encaminhamentos complementares: um de base empírica e o outro de aproximação teórica. Do ponto de vista empírico, foi analisada a produção CTS recente na área de Pesquisa em Ensino de Ciências. Paralelamente, do ponto de vista teórico, o aprofundamento de referenciais teóricos subsidiou a identificação de parâmetros relevantes para a constituição da matriz de referência específica para análise das abordagens CTS. Dentre os resultados, destacam-se os dois planos de análise identificados e seus respectivos parâmetros. O primeiro plano relaciona-se às perspectivas de discussão das relações CTS, sistematizadas em três parâmetros: Racionalidade Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Participação Social. O segundo plano relaciona-se às perspectivas educacionais, sistematizadas em três propósitos que envolvem o desenvolvimento de Percepções, Questionamentos e Compromissos Sociais. A partir da articulação entre esses planos e parâmetros foi possível reconhecer e situar intenções e, além disso, explicitar razões para as escolhas, encaminhamentos, limites e potencialidades de diferentes abordagens CTS.
  • DOI: 10.11606/T.81.2012.tde-13062012-112417
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2012-06-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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