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Validação do questionário do sono infantil de Reimão e Lefèvre (QRL)

Araujo, Patricia Daniele Piaulino De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2012-05-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Validação do questionário do sono infantil de Reimão e Lefèvre (QRL)
  • Autor: Araujo, Patricia Daniele Piaulino De
  • Orientador: Reimão, Rubens Nelson Amaral de Assis
  • Assuntos: Neurologia; Validade Dos Testes; Pediatria; Sono; Pré-Escolar; Questionário; Reprodutibilidade Dos Testes; Child; Sleep; Reproducibility Of Results; Questionnaire; Pediatric; Neurology; Validity Of Tests
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: INTRODUÇÃO: Na população infantil, a presença da privação ou de alterações no padrão do sono interfere em diversos processos orgânicos, além de influenciar no comportamento e humor, no desempenho neuropsicomotor, na cognição e nos relacionamentos sociais e familiares, prejudicando sua qualidade de vida. Entre os métodos diagnósticos utilizados na investigação dos distúrbios do sono para essa população incluise a utilização de questionários. Estes são instrumentos de simples administração que facilitam o diagnóstico e determinam a presença de distúrbios do sono e parassônias em crianças. O Questionário do Sono de Reimão e Lefèvre (QRL) é um instrumento de avaliação subjetiva desenvolvido em território nacional, que validado, contribuirá para pesquisas clínicas e epidemiológicas, facilitando também a prática clínica do profissional que atua nessa área. OBJETIVOS: 1)verificar se as propriedades de validade (consistência interna e reprodutibilidade) do QRL permitem que este assuma o papel de um instrumento específico de avaliação de características e distúrbios do sono para a população infantil; 2)determinar a prevalência dos distúrbios do sono relacionados às crianças de três a cinco anos de idade e aos seus diferentes gêneros; 3)estabelecer as características do padrão de sono para crianças de três a cinco anos e; 4)conhecer os principais hábitos e rituais para dormir que crianças com essa faixa etária manifestam. MÉTODOS: Estudo prospectivo e observacional para a avaliação da consistência interna e reprodutibilidade do QRL. Para a avaliação da consistência interna, 60 crianças entre três e cinco anos de idade foram divididas em três subgrupos após diagnóstico médico: GICrianças com diagnóstico de distúrbio do sono; GII- Crianças sem a presença de qualquer distúrbio do sono; GIII- Crianças com ou sem a presença de distúrbio do sono. Os resultados do QRL foram comparados com o diagnóstico feito pelo médico neurologista especialista na área do sono. Para o estudo da reprodutibilidade, o questionário foi aplicado em 1021 crianças entre três e cinco anos de idade de creches municipais de São Paulo e reaplicado após um período que variou entre 14 e 21 dias. RESULTADOS: Os índices de correlação entre o QRL e o diagnóstico médico foram elevados nos três grupos estudados, com alta consistência interna (0,80 a 0,86) segundo Coeficiente Alfa de Cronbach. As questões do QRL apresentaram alta concordância para a reprodutibilidade (0,798 a 1,000) segundo coeficiente Kappa. O tempo total de sono variou entre 10 e 11 horas para as crianças entre três e cinco anos. A movimentação excessiva durante o sono (48,5%), o ronco (35,8%), sonolência diurna (33,2%) e enurese noturna (21,9%), foram os distúrbios com maior prevalência. A maior parte dos distúrbios do sono ocorreu diariamente, foram mais comuns ao gênero feminino e tenderam a diminuir com a idade. CONCLUSÕES: A consistência interna e a reprodutibilidade do QRL indicaram que esse é um instrumento adequado para avaliar a presença de distúrbios do sono na população infantil. A prevalência dos distúrbios do sono variou de acordo com o gênero, idade e frequência da manifestação
  • DOI: 10.11606/T.5.2012.tde-30072012-082245
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2012-05-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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