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A notícia e o discurso: o caso da regulamentação da publicidade de alimentos infantis ultraprocessados no Brasil

Leite, Fabiane De Almeida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2013-10-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A notícia e o discurso: o caso da regulamentação da publicidade de alimentos infantis ultraprocessados no Brasil
  • Autor: Leite, Fabiane De Almeida
  • Orientador: Cuenca, Angela Maria Belloni
  • Assuntos: Alimentos; Publicidade De Alimentos; Promoção De Alimentos; Política Nutricional; Legislação Sobre Alimentos; Jornalismo Médico; Jornalismo; Indústria De Processamento De Alimentos; Indústria De Alimentos; Regulamentação Governamental; Alimentos E Bebidas; Alimentos Infantis; Consumo De Alimentos; Controle Da Publicidade De Produtos; Crianças; Food And Beverages; Food Industry; Food Promotion; Product Publicity Control; Children; Nutrition Policy; Medical; Legislation; Food Publicity; Journalism; Food-Processing Industry; Governamental Regulation; Infant Food; Food; Food Consuption
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução - A obesidade é um problema de Saúde Pública no Brasil, onde segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009 uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso. No ano de 2010 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou a propaganda de alimentos e criou regras contra abusos nos anúncios para crianças, processo iniciado em 2004 que gerou grande interesse da mídia nacional, especialmente dos jornais impressos. A resolução da ANVISA, no entanto, não está em vigor em razão de ordens judiciais obtidas pelo setor atingido pela regulamentação. Objetivo - Verificar se a regulamentação da propaganda de alimentos ultraprocessados para crianças influenciou os discursos sobre o risco de obesidade infantil veiculados na mídia brasileira, especificamente nos jornais diários. Métodos - Estudo de natureza qualitativa, descritiva e analítica, realizado sob a perspectiva da construção social do risco e por meio de levantamento da cobertura jornalística sobre a regulamentação realizada pelo jornal Folha de S. Paulo, entre os anos de 2004 e 2012. Uma amostra do material coletado foi descrita para análise do enquadramento do tema na mídia e em seguida submetemos à Análise do Discurso Crítica textos publicados anteriormente e posteriormente à regulamentação. Resultados - Foram localizados 184 textos em 143 edições, média de 23 textos por ano, e em 17 editorias. Dos textos, 28% foram publicados como opinião e 55% indicavam posição contrária à regulamentação pelo Estado. O maior número de textos sobre a regulamentação ocorreu após sua publicação e 40% das fontes ouvidas pelo jornal em reportagens tinham ligação com o mercado atingido pela regulamentação estatal e contrário a sua efetivação. Quanto mais perto o País parecia estar de uma regulamentação estatal, mais o enquadramento distanciava-se do olhar da saúde pública e aproximava-se do olhar do mercado. Houve deslocamento dos discursos sobre obesidade infantil do campo de saúde pública para o campo da liberdade de expressão. Conclusão - A regulamentação da propaganda de alimentos infantis ultraprocessados pelo governo brasileiro influenciou os discursos sobre obesidade infantil veiculados na mídia. Houve deslocamento dos discursos sobre obesidade infantil para o campo de discussões sobre a liberdade de expressão na publicidade.
  • DOI: 10.11606/D.6.2013.tde-16122013-142605
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2013-10-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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