skip to main content

Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966)

Abdala, Rachel Duarte

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-09-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966)
  • Autor: Abdala, Rachel Duarte
  • Orientador: Vidal, Diana Goncalves
  • Assuntos: Álbuns Fotográficos Escolares; Escola Normal Caetano De Campos; Fotografia; Fotografias Escolares; São Paulo; School Photo Albums; Photography; Caetano De Campos School; School Photos
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado)-- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Descrição: A análise dos registros produzidos na e pela escola permite identificar recorrências e, por meio de sua percepção, a consolidação de uma imagem da escola passível de construção de padrões de representação social e de iconografia. Com essas premissas, objetivou-se, com esta pesquisa, contribuir para a reflexão da cultura escolar como produtora de uma representação singular. Essa imagem de escola foi categorizada a partir das representações fotográficas do universo escolar, com base nas recorrências e similitudes temáticas e compositivas das fotografias escolares. Partindo do pressuposto de que as fotografias constituem suportes de memória e apresentam uma narrativa, procurou-se estudar a articulação entre as fotografias individuais e a sua organização em álbuns fotográficos. Para além de sua especificidade particular, os retratos, coligidos em álbuns fotográficos, são redimensionados e inseridos numa lógica narrativa que expande sua potencialidade informativa. Desse modo, procurou-se investigar, tanto a singularidade do retrato e do álbum, quanto a articulação entre esses dois suportes de memória. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisados os 24 álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos, de São Paulo, cuja temática é a própria escola e as atividades e práticas escolares nela desenvolvidas. No que tange a metodologia, além da análise dos elementos compositivos da fotografia, realizou-se um estudo centrado nas séries documentais compostas pelos álbuns fotográficos e pelos retratos escolares neles apresentados. Procurou-se discutir a necessidade, as especificidades e os limites da prática da classificação, considerando-se as dificuldades teóricas e históricas de classificar a própria fotografia. Desse modo, foi desenvolvido um estudo sobre as temáticas da fotografia escolar considerando os subtemas que elas englobam. Foram identificados quatro temas: arquitetura, práticas escolares, retratos e eventos. Estudaram-se as relações entre fotografia e escola em suas diversas dimensões, estabelecendo as relações e diferenças entre as perspectivas da fotografia de escola e a de fotografia na escola.
  • DOI: 10.11606/T.48.2013.tde-04112013-113939
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2013-09-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.