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Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?

Brito, Bianca Maria Santana De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2012-08-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
  • Autor: Brito, Bianca Maria Santana De
  • Orientador: Pierro, Maria Clara di
  • Assuntos: Aprendizagem Ao Longo Da Vida; Educação De Jovens E Adultos; Tic; Tecnologias De Informação E Comunicação; Tecnologia Educacional; Life-Long Learning; Information And Communication Technologies; Ict; Educational Technology; Youth And Adult Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As tecnologias digitais compõem um cenário de mudanças em diversas esferas da sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar a presença de tais tecnologias na EJA (educação de jovens e adultos), por meio dos usos que estudantes dizem fazer dessas tecnologias e as possíveis relações desses usos com o processo de escolarização e as aprendizagens que vivenciam. Foram aplicados trinta questionários a jovens e adultos matriculados em salas de EJA de escolas públicas da região da Freguesia do Ó e Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo, e realizadas entrevistas de profundidade com cinco dos sujeitos que responderam aos questionários. Os resultados indicam que a maior parte dos sujeitos utiliza as tecnologias digitais fora das escolas para se comunicarem, para se divertirem e aprenderem sobre temas relacionados a projetos pessoais e conteúdos culturais de seu interesse. Também é possível afirmar que a apropriação das tecnologias, explorando suas diversas possibilidades para a realização de projetos individuais ou coletivos, depende de saberes prévios aprendidos na escola. Sem estarem alfabetizados, por exemplo, a capacidade de navegação pela rede fica comprometida, e quanto mais escolarizados, mais os sujeitos da EJA se apropriam das tecnologias digitais. A partir das análises destes resultados são desenhadas recomendações de como os projetos de EJA, as escolas e as políticas públicas podem contribuir para a ampliação dos usos das tecnologias digitais, e para que estes usos auxiliem nos processos de aprendizagem ao longo da vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos.
  • DOI: 10.11606/D.48.2012.tde-01102012-103931
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2012-08-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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