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A articulação da educação infantil com o ensino fundamental I: a voz das crianças, dos professores e da família em relação ao ingresso no 1º ano

Rabinovich, Shelly Blecher

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2012-08-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A articulação da educação infantil com o ensino fundamental I: a voz das crianças, dos professores e da família em relação ao ingresso no 1º ano
  • Autor: Rabinovich, Shelly Blecher
  • Orientador: Nicolau, Marieta Lucia Machado
  • Assuntos: Educação Infantil; Ensino Fundamental De Seis Anos; Proposta Pedagógica; Early Childhood Education; Pedagogical Proposal; Six Years Of Elementary Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa consiste em conhecer as expectativas das crianças, dos pais, dos professores e da gestão em relação ao processo de implantação do Ensino Fundamental de 9 anos e verificar como as escolas estão se organizando para receber as crianças de seis anos. Essa pesquisa foi motivada, portanto, pela necessidade de buscar respostas a um problema que presenciamos enquanto professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede pública e particular da cidade de São Paulo: a falta de articulação entre o último ano do infantil e o primeiro ano do Ensino Fundamental, após à aprovação da lei que altera o Ensino Fundamental de oito para nove anos (lei nº 11.114/05 e lei nº 11.274/06). Para cumprir os objetivos do estudo, realizamos primeiramente a coleta dos dados numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), localizada no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, durante o período de junho 2008 a dezembro de 2008 e, num segundo momento acompanhamos algumas das crianças que frequentaram o 3º estágio da Educação Infantil para uma escola Estadual de Ensino Fundamental I, localizada no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, durante o período de fevereiro de 2009 a julho de 2009. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que utilizamos, como instrumentos de coleta de dados: as observações dos momentos da rotina no 3º estágio da Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental; entrevistas semi estruturadas com duas professoras do 3º estágio da Educação Infantil com duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, com as coordenadoras e diretores dos dois níveis de ensino, com as crianças das turmas pesquisadas e com algumas famílias que se interessaram em participar do estudo. Os principais teóricos que embasaram esse estudo foram: Lev Semeanovitch Vygotski, Henri Wallon, bem como alguns teóricos da atualidade que tratam sobre o tema da alfabetização como Magda Soares, Angela B. Kleiman, Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Para analisar os dados, elegemos três categorias que foram, por sua vez, divididas em subcategorias para dar conta de todas as particularidades da pesquisa: aspectos centrais que envolvem a proposta de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos; aspectos centrais que envolvem o funcionamento das instituições de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e aspectos evidenciados no estudo relativos às expectativas dos sujeitos que participaram da pesquisa. Após analisar os dados coletados e articulá-los às ideias dos teóricos concluímos que os profissionais que trabalham na Educação Infantil e no Ensino Fundamental acreditam que a nova configuração para o ingresso das crianças com seis anos no 1º ano ainda está sendo realizada de forma equivocada: cada nível de ensino continua trabalhando da mesma maneira, ou seja, parece que tal medida não modificou a forma como as crianças são preparadas para o novo ciclo nem são recebidas no primeiro ano como crianças de seis anos que saíram da Educação Infantil. Escutamos muitas críticas, sem nenhuma proposta concreta para a passagem das crianças mais novas para a escola fundamental. As escolas não estão preparadas para receber as crianças mais novas em termos de espaço físico, de materiais e de currículo. As propostas pedagógicas continuam sendo as mesmas do Ensino Fundamental de oito anos, ou seja, a criança ingressa no 1º ano com seis anos, mas é tratada como se tivesse sete anos de idade.
  • DOI: 10.11606/T.48.2012.tde-22102012-134602
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2012-08-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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