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Atividades sociocientíficas em sala de aula de física: as argumentações dos estudantes

Penha, Sidnei Pércia Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2012-12-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atividades sociocientíficas em sala de aula de física: as argumentações dos estudantes
  • Autor: Penha, Sidnei Pércia Da
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Física; Qualidade Da Argumentação; Questões Sociocientíficas; Raciocínio Informal Dos Estudantes; Physics; Quality Of Argumentation; Socioscientific Issues; Student'S Informal Reasoning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Uma importante questão colocada na área de Ensino de Ciências é identificar se o ensino de ciências pode, de algum modo contribuir para a melhoria da qualidade das decisão dos estudantes sobre questões sociocientíficas. Esta pesquisa investigou o modo como os estudantes atuam em uma atividade de debate simulado em uma sala de aula de Física: Como participam destas atividades? Qual o tipo, o modo e o grau da Sensibilidade Moral de seu Raciocínio Informal? Qual a qualidade de sua argumentação? Para responder a estas questões, além de uma revisão sistemática da literatura da área relacionada às questões sociocientíficas, desenvolvemos uma Ferramenta Analítica para avaliar a qualidade da argumentação dos estudantes, que se fundamenta na avaliação da qualidade dos argumentos e da qualidade das oposições entre eles. Os dados dessa pesquisa são as transcrições de duas atividades de debate simulado sobre a instalação da TV digital brasileira, nas quais grupos de estudantes atuaram defendendo interesses específicos. Os resultados desse estudo indicaram que a organização da atividade em grupos facilitou o fluxo da argumentação e criou o efeito de atenuar a grande diversidade de suas contribuições. Mostraram também que, nestas atividades, os estudantes utilizaram o padrão Racionalista de Raciocínio Informal e que o modo como orientaram seu Raciocínio Informal e a Sensibilidade Moral de suas considerações estavam fortemente relacionadas ao contexto de cada atividade. A utilização de nossa Ferramenta Analítica nos permitiu identificar que, durante sua argumentação, os estudantes elaboraram premissas que são aceitáveis e relevantes, mas grande parte não é suficiente para suportar o peso de suas afirmações, e que contextos mais sociais possuem maior propensão para promoção de episódios de melhor nível de qualidade da argumentação. Recomendações para a área são elaboradas em nossas considerações finais.
  • DOI: 10.11606/T.81.2012.tde-25022013-125318
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2012-12-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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