skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Trabalhos de campo na semana de recepção de calouros no Instituto de Geociências/USP: institucionalização do ensino de geociências (1972-2012)

Melo, Naiane Pereira De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2012-10-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Trabalhos de campo na semana de recepção de calouros no Instituto de Geociências/USP: institucionalização do ensino de geociências (1972-2012)
  • Autor: Melo, Naiane Pereira De
  • Orientador: Pataca, Ermelinda Moutinho
  • Assuntos: Ensino E História Das Geociências; Formação De Professores; Trabalhos De Campo; Education And History Of Geosciences; Field Work; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa discute os trabalhos de campo da semana de recepção de calouros, no Instituto de Geociências da USP, em dois momentos. O primeiro entre os anos de 1978 e 1982 organizados pelos alunos do bacharelado em Geologia, integrantes do Centro Paulista de Estudos Geológicos CEPEGE. O segundo momento para os alunos do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental LiGEA, entre os anos de 2005 a 2012. O principal objetivo deste trabalho é compreender como estas atividades contribuíram e continuam contribuindo com o processo de institucionalização da área de Pesquisa e Ensino em Geociências. Institucionalização é compreendida por nós não só como a criação de uma estrutura física, com normas, regulamentos, leis e estatuto, mas sim em um sentido mais amplo, incluindo, também, comportamentos que materializam valores em um determinado grupo social. Ao longo da pesquisa percebemos que estas atividades introdutórias, cada uma em seu contexto, estão impregnadas de valores e concepções metodológicas, pedagógicas e científicas. Para realizarmos a análise segundo estas dimensões, utilizamos diversas técnicas de coleta de dados como entrevistas, observação participante, anotações e pesquisa em arquivo documental. Assim, procuramos compreender a forma como estes trabalhos de campo foram organizados, utilizando um olhar multidimensional, compreendendo os contextos históricos e concepções educacionais, relacionando com discussões epistemológicas da área. A metodologia de análise de dados foi a Análise Textual Discursiva. Foi possível observar que os trabalhos de campo, tanto do CEPEGE, como da LiGEA, refletem aspectos pedagógicos, processuais de institucionalização e de formação científica, subjetiva e afetiva dos participantes.
  • DOI: 10.11606/D.48.2012.tde-21012013-151637
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2012-10-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.