skip to main content

Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra

Motta, Bruna Seibert

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-12-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
  • Autor: Motta, Bruna Seibert
  • Orientador: Batista, Leandro Leonardo
  • Assuntos: Propaganda; Redes Sociais; Gatekeeping; Gatewatching; Prossumidor; Prosumer; Advertising; Social Network
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo busca o entendimento da personagem que vem modificando as práticas de consumo na era da informação: o prossumidor. Ao longo desta dissertação foi construída a teorização e adaptação deste termo ­ prossumidor - na busca por um entendimento das relações mantidas entre consumidores, seus hábitos, motivações e características a fim de entender como esta personagem modifica os hábitos de consumo, se enraíza no ritual pré-compra proposto ao longo deste trabalho. Para isso, utilizou-se ferramentas como o ConsumerBarometer, análise de comentários em ambientes de prossumerizacão, questionário e entrevista em profundidade. Além disso, foi feita a comparação da influência da publicidade tradicional e o boca a boca (online e offline) onde os resultados dessa contraposição demonstram a notoriedade adquirida pela prática da prossumerização.
  • DOI: 10.11606/D.27.2014.tde-26022015-163707
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-12-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.