skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma

Hamburger, Vera Império

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-11-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma
  • Autor: Hamburger, Vera Império
  • Orientador: Silva, Antônio Carlos de Araújo
  • Assuntos: -; -
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Acompanha DVD-R - t792.025 H199d (anexo)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de direção de arte cênica e cinematográfica, realizada através de experiências práticas e sessões explanativas, de caráter interdisciplinar e coletivo. Quando falamos de Direção de Arte estamos nos referindo a uma área do conhecimento cuja sintaxe baseia-se no trinômio Corpo- Espaço-Tempo, conformando-se, por excelência, em uma linguagem multidisciplinar. Nosso foco de estudo concentra-se no processo de aprendizado de estudantes universitários, provenientes de diferentes escolas ligadas às artes do espaço, sobre aspectos fundamentais da criação do ambiente da cena, seja ela performativa, expositiva, teatral ou audiovisual. Tem como objeto de pesquisa o Laboratório Interdisciplinar - Fronteiras Permeáveis, desenvolvido pela pesquisadora, durante o segundo semestre de 2013, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, como disciplina optativa livre presente no currículo do departamento de Cinema, Rádio e Televisão, sob o título Seminário Temático - CTR 0809. Através da análise da experiência realizada, dos depoimentos dos estudantes participantes e de estudo teórico, pretende-se discutir, nesta dissertação, a pertinência da metodologia aplicada, que reúne tanto experiências vivenciais, de caráter coletivo, quanto aulas discursivas, no âmbito da Universidade de São Paulo. Através de análise bibliográfica e da discussão da prática realizada junto aos estudantes, pretende-se avaliar seus limites e alcances, verificando a possibilidade de sua aplicação na esfera universitária.
  • DOI: 10.11606/D.27.2014.tde-04022015-161258
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-11-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.